Técnico alegou um pedido da sua família para sair do clube
Após a série de protestos e críticas à escolha do treinador, Cuca sai do Corinthians após apenas uma semana à frente do cargo. O técnico, condenado na Suíça por um estupro a uma menina de 13 anos em 1987, não teve seu nome bem recebido pela equipe feminina e por grupos de torcedoras e torcedores. O técnico alegou pedido da sua família para pedir a rescisão.
Cuca sai do Corinthians
Agora, Cuca sai do Corinthians por pedido próprio, apenas 2 dias depois de negar ter pedido para deixar o clube. A pressão sobre o clube e o técnico existiu desde o momento do anúncio da contratação, oficializada na última quinta-feira (20), com a passagem chegando ao fim após apenas 2 partidas.
Nesse meio tempo, o nome de Cuca foi alvo de diversos protestos, tanto por parte do elenco da equipe feminina do Corinthians, quanto por parte de movimentos de torcedores. Isso acontece por um caso ocorrido em 1987, quando Cuca era jogador do Grêmio.
Ele e outros companheiros de clube foram julgados e condenados pela Justiça da Suíça por estupro a uma menina de 13 anos. Na oportunidade, exame do IML de Berna identificou o sêmen do treinador na criança. Mas, mesmo condenados, nenhum dos envolvidos cumpriu pena e o crime prescreveu em 2004.
O caso voltou à tona nesta semana, após o anúncio do técnico no comando alvinegro. Cuca sempre negou o crime, negando qualquer violência sexual contra a jovem. Ele chegou a dizer que a garota não o reconheceu, mas o advogado suíço Willi Egloff, que acompanhou a vítima na época, contestou a versão de Cuca.
O Sport Club Corinthians Paulista confirma que o técnico Cuca deixou o comando da equipe depois de um pedido da família para resolver assuntos particulares. Desejamos a Cuca e sua comissão técnica sucesso na sequência da carreira. pic.twitter.com/6wQUL4tId2
— Corinthians (@Corinthians) April 27, 2023
A passagem de Cuca
Anunciado há uma semana, Cuca sai do Corinthians após apenas 2 jogos no comando do clube paulista. No 1º, o Timão foi derrotado por 3 x 1 pelo Goiás. Depois, nesta quarta-feira (26), o time venceu o Clube do Remo por 2 x 0 e garantiu a vaga nas oitavas de final do Copa do Brasil nos pênaltis.
Após o jogo, vem o anúncio: Cuca sai do Corinthians. Mas, entre o apito final e o anúncio da saída, o técnico recebeu apoios no elenco alvinegro. Quando a classificação foi definida, os jogadores correram para comemorar com o técnico. Depois, o atacante Róger Guedes também fez uma declaração em defesa do agora ex-técnico corinthiano.
“Conseguiram, essas pessoas que tem tanto ódio no coração devem estar felizes neste momento. A gente de coração bom está triste, por conhecer ele, é um pai que eu tenho no futebol. Acredito na inocência dele. É um julgamento. As pessoas que atacam ele não têm provas de nada. Eu acho desumano atacar um ser humano da forma que foi (…) Eu espero que se prove a inocência dele, porque eu acredito nele”, afirmou o jogador.
Agora que Cuca sai do Corinthians, a reação do elenco, a fala de Róger Guedes e o discurso de Cuca na sua saída geraram repercussão muito negativa nas redes sociais.
A repercussão: Cuca sai do Corinthians
O pacto dos homens é isso. Semen numa criança de 13 anos. Vamos todos abraçá-lo e protege-lo. Fechados! E assim seguimos. Valores mais que negociáveis. Estupro e ped0 ok se trouxer 3 pontos e classificação! País do futebol ❤️
— Mariana Spinelli (@marianaspinelIi) April 27, 2023
“A Internet me julgou”… Sério, essa fala do Cuca me deu uma raiva imensa. Quem julgou foi a Justiça da Suíça. Com prova. Com sêmen encontrado na vítima. E a culpa é da internet? Pelo amor de Deus.
— Gabriel Vaquer (@bielvaquer) April 27, 2023
Há 40 anos, o elenco do Corinthians ameaçou não entrar em campo se não caísse a proibição de uma partida preliminar de futebol feminino.
Hoje, o elenco do Corinthians se uniu para defender e exaltar um técnico condenado pelo estupro de uma criança.
— Matheus (@marcolinomths) April 27, 2023
Poucos dias depois de as jogadoras do Corinthians divulgarem um manifesto contra a contratação de Cuca, os jogadores do Corinthians correm para abraçá-lo.
Essa sequência de fatos não fala apenas sobre o futebol brasileiro, mas sobre o país mesmo.
— Douglas Ceconello (@ceconello) April 27, 2023
Se você não entendeu a indignação e pressão por Cuca comandar o Corinthians, ou de jogadores comemorando após classificação, é simples parar pra entender.
Ele é acusado e condenado por estupro de uma garota de 13 anos em 1989.
Creio que você nunca aceite isso contra uma menina.
— ⚽ (@DoentesPFutebol) April 27, 2023
Cuca foi condenado na Suíça, em 1989, por estupro de uma garota de 13 anos. Encontrou-se vestígios do sêmen dele na criança (que tentou suicídio), que reconheceu o treinador como abusador. É ÓBVIO que as pessoas que torcem pelo Corinthians (especialmente as mulheres) o repeliriam
— Ricco Viana (@RiccoVianna) April 27, 2023
Lendo as mensagens das mulheres aqui, presto toda minha solidariedade a elas – e realmente me envergonho do abraço coletivo dos jogadores do Corinthians ao técnico Cuca ao final do jogo . Significativo, simbólico e repugnante
— Arnaldo Ribeiro (@ArnaldoJRibeiro) April 27, 2023
Uma criança de 13 anos foi estuprada e o sémen do Cuca foi encontrada nela.
E hoje, na comemoração da classificação na Copa do Brasil, TODOS os jogadores do Corinthians correram para abraçar o atual técnico, Cuca.
pic.twitter.com/uDUS7ellg7— Africanize (@africanize_) April 27, 2023
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje