Vôlei

Com vitórias tranquilas na semi, Brasil vai às duas finais do vôlei de praia do Pan-Americano

País não leva ouro nas areias desde 2011 Depois de 12 anos, o Brasil fará as duas finais do vôlei […]

Duda Lisboa e Ana Patrícia em jogo contra os EUA no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

Wander Roberto/COB

País não leva ouro nas areias desde 2011

Depois de 12 anos, o Brasil fará as duas finais do vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos. Em Santiago, Duda/Ana Patrícia e André/George jogaram muito, controlaram os confrontos das semifinais nesta quinta-feira (26) e venceram por 2 sets a 0, para garantir as vagas nas decisões, que acontecem já nesta sexta.

André/George em jogo contra Paraguai no Pan-Americano Santiago 2023
Gaspar Nóbrega/COB

Os jogos do vôlei de praia

As decisões começaram no início da noite, com a sergipana Duda Lisboa e a mineira Ana Patrícia enfrentando as estadunidenses Quiggle e Murphy. E o resultado foi o melhor possível: vitória brasileira por 2 sets a 0. No 1º, as brasileiras abriram 6-3 e, depois, engataram uma sequência final de sete pontos para transformar um 14-11 na parcial de 21-11.

No 2º set, o Brasil saiu atrás, mas não demorou muito para abrir vantagem, levando o placar a 8-5. Mas o time perdeu o ritmo, sofreu cinco ponto seguidos e viu as estadunidenses virando o jogo no 13-12. A partir daí, a disputa foi mais equilibrada, com igualdades nos 14 e nos 18 pontos. Mas o Brasil contou com os erros das norte-americanas para fechar em 21-18.

Na disputa masculina, o capixaba André Stein e o paraibano George Wanderley vinham de vitórias contra os irmão argentinos Capogrosso e conseguiram outra vitória familiar, contra os primos chilenos Esteban e Marco Grimalt, também por 2 sets a 0. No 1º, os brasileiros logo abriram 7-1 e controlaram a vantagem para fechar em 21-13.

O 2º set começou mais equilibrado, com os chilenos forçando mais nas jogadas e os brasileiros mostrando boa intensidade contra os donos da casa. Assim, o Brasil conseguia abrir dois pontos, mas os chilenos buscavam a igualdade. Isso mudou quando o Brasil conseguiu abrir 15-11 e não voltou mais a estar atrás do placar, fechando na parcial 21-17.

Agora, as brasileiras voltam  às areias chilenas às 18h desta sexta-feira (26). A final feminina será contra as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson, dupla #5 do ranking mundial de vôlei de praia – liderado por Duda e Ana. A final masculina será contra os cubanos Jorge Alayo e Noslen Díaz, #30 do ranking, que venceram os brasileiros (#5) na última rodada da fase de grupos.

O vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos

O Brasil pôde levar apenas uma dupla de cada gênero para o Pan-Americano e está representado justamente por suas duplas melhores rankeadas. No feminino, as vice-campeãs mundiais Duda e Ana Patrícia lideram o ranking mundial do vôlei de praia, enquanto André e George ocupam a 5ª colocação do ranking masculino.

Na história do vôlei de praia no Pan, nenhum país tem tantas medalhas quanto o Brasil. São cinco ouros, três pratas e quatro bronzes para os jogadores do país. Mas já existe um jejum. Os brasileiros garantiram os dois ouros no Rio, em 2007, e em Guadalajara, em 2011, mas tem apenas uma prata e dois bronzes desde então.

Duda/Ana Patrícia em jogo contra o Peru no vôlei de Praia do Pan-Americano Santiago 2023
Gaspar Nóbrega/COB

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Vôlei

1

Vôlei

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

2

Vôlei

CBV anuncia retorno de Rubinho para o cargo de assistente técnico de Bernandinho na seleção masculina de vôlei

3

Vôlei

Paris 2024: Seleções de vôlei poderão inscrever 13 atletas nas Olimpíadas

4

Vôlei

Reforço do Recife Vôlei para 2024, Fabíola detalha preparação e mira Superliga A

5

Vôlei

Superliga: No último jogo do ano, Guarulhos vence Minas e fecha ano no G4