Vôlei

Superliga: No último jogo do ano, Guarulhos vence Minas e fecha ano no G4

Superliga volta em 4 de janeiro no feminino e no dia seguinte para os homens A noite de sábado (23) […]

Superliga volta em 4 de janeiro no feminino e no dia seguinte para os homens

A noite de sábado (23) foi marcada pelo último jogo da Superliga de Vôlei em 2023. Em um confronto direto pelo 3º lugar da tabela no naipe masculino, o Vedacit Guarulhos recebeu o Itambé Minas no Ginásio da Ponte Grande e conseguiu uma vitória suada por 3 sets a 1 (25-22/22-25/27-25/25-18). Com isso, o time colou nos mineiros e vai encerrar 2023 mais tranquilo, dentro do G4.

Vedacit Guarulhos x Itambé Minas

O Minas entrou melhor em quadra e logo abriu 5-2 e conseguiu trabalhar a vantagem, mas viu os paulistas reagirem no saque de Sandro e diminuírem a desvantagem no 11-10. O Minas contava com a potência dos ataques de Paulo, mas o Guarulhos tinha as bolas de Franco a seu favor, deixando o jogo equilibrado. E foi justamente com um ace do oposto que os paulistas viraram para 22-21 e, ainda no saque dele, buscaram o 24-21. Ao fim, vitória do Vedacit por 25-22.

O 2º começou bem mais equilibrado, com uma disputa ponto a ponto até o 8-8, mas o Minas deslanchou no saque do capitão Lucas Loh, para abrir 11-8, contando com um bom desempenho defensivo de Maique. Mais uma vez o Guarulhos foi correr atrás do placar e contou com os saques de Franco, mas viu os mineiros segurarem a pressão e levar a vantagem até o 19-18. Os amarelos, porém, viraram novamente da reta final, buscando o 20-19. A partir daí, o jogo foi ponto a ponto até a entrada do central Austin, que encaixou no saque para fechar em 25-22 para os azuis.

E o roteiro se repetiu no 3º set: equilíbrio com leve vantagem mineira no início e um respiro maior no 12-9, mas o saque de Babu e o bloqueio encaixaram para buscar o empate logo no 12-12 e recolocar o jogo no ponto a ponto, com uma pequena vantagem dos visitantes. A virada, mais uma vez, veio no fim, quando os flechas abriram 19-18. Na reta final, os bloqueios e saques de Paulo, do Minas, e os ataques de Franco, do Guarulhos, elevaram o nível do jogo – melhor para os paulistas, que fecharam em 27-25.

Com a chance de fechar o jogo no 4º set, o Vedacit Guarulhos cresceu e logo abriu 9-6, buscando a vantagem no início do set pela 1º vez no jogo. O Minas ensaiou uma reação no ace do cubano Sánchez, mas o bom ritmo paulista e as falhas azuis não deixaram o empate chegar. Na verdade, a folga cresceu: explorando bem o bloqueio mineiro, os amarelos abriram 18-11 no saque de Wilian e encaminharam a vitória por 25-18, sem abrir muito espaço para reação.

Franco saca em jogo Guarulhos x Minas na Superliga Masculina 2023/24
Saques de Franco foram diferencial para o Guarulhos no último jogo do ano na Superliga – Vítor Aguiar/Jogo Hoje

A Superliga Masculina

Com a vitória, o Guarulhos subiu na tabela da Superliga Masculina e encostou no Minas, perdendo apenas na média de sets ganhos. A tabela tem Sada Cruzeiro (24) na liderança, seguido por Farma Conde (23), Minas (15), Guarulhos (15), Joinville (14), Sesi (12), Renata (11), Suzano (9), Araguari (7), Monte Carmelo (5), Apan Blumenau (5) e América (4).

Agora, a Superliga só volta em janeiro. O primeiro jogo será no dia 5, com Apan Blumenau x Farma Conde São José. O Minas só joga dois dias depois, visitando o Azulim/Gabarito, em Monte Carmelo. A folga do Guarulhos será ainda maior, voltando à quadra no dia 8, para receber o Sesi-SP em mãos um confronto direto no G8.

Time do Itambé Minas em jogo contra o Vedacit Guarulhos na Superliga Masculina 2023/24
Minas sofreu para segurar as vantagens que abriu nos sets, cedendo viradas – Vítor Aguiar/Jogo Hoje

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Vôlei

1

Vôlei

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

2

Vôlei

CBV anuncia retorno de Rubinho para o cargo de assistente técnico de Bernandinho na seleção masculina de vôlei

3

Vôlei

Paris 2024: Seleções de vôlei poderão inscrever 13 atletas nas Olimpíadas

4

Vôlei

Reforço do Recife Vôlei para 2024, Fabíola detalha preparação e mira Superliga A

5

Vôlei

Vôlei: Último jogo do ano pode mexer na liderança da Superliga Feminina