Vôlei

Vôlei: Rio de Janeiro será sede de duas etapas da VNL em 2024

Rio receberá jogos da 1ª semana de cada naipe em maio O Brasil será palco de duas etapas da Liga […]

Ginásio das finais da Liga das Nações de Vôlei em 2022

Divulgação/VNL

Rio receberá jogos da 1ª semana de cada naipe em maio

O Brasil será palco de duas etapas da Liga das Nações de Vôlei (VNL) em 2024. Os jogos acontecerão no Rio de Janeiro, em maio, com oito seleções de cada naipe vindo ao país para abrir as disputas do último torneio antes dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

A VNL 2024

As disputas no Brasil serão válidas pela 1ª semana da VNL 2024. As disputas femininas acontecem entre 14 e 19 de maio, com metade dos jogos no Rio de Janeiro e outra metade em Antalya, na Turquia. Além da Seleção Brasileira, a chave carioca também receberá Estados Unidos, Sérvia, China, Canadá, República Dominicana, Tailândia e Coreia do Sul.

Depois, o Brasil joga a 2ª semana (28/5 a 2/6) em Macau, ao lado de países como China, Japão, Países Baixos e França. Para a última semana da 1ª fase (11 a 16/6), o Brasil segue na China, dessa vez com jogos em Hong Kong, contra países como Turquia, Alemanha, Polônia e Bulgária. As outras etapas da 2ª e da 3ª semana acontecem nos EUA e no Japão, respectivamente.

No naipe masculino, o Rio de Janeiro também divide a 1ª semana da VNL com Antalya. Por aqui, além da nossa seleção, jogarão Sérvia, Itália, Irã, Argentina, Cuba, Japão e Alemanha. Os jogos da 1ª semana da chave masculina acontecem entre 21 e 26 de maio.

Na 2ª semana (4-9/6), o Brasil viaja ao Japão, ao lado de países como Turquia, Polônia, Bulgária e Eslovênia. Em simultâneo, acontece uma etapa em Ottawa, Canadá. Depois, fechando a 1ª fase, o Brasil viaja a Manilla, nas Filipinas, ao lado de seleções como EUA, Países Baixos, França e Canadá. A outra metade dos jogos acontece em Liubliana, capital da Eslovênia.

Ponteira Ana Cristina, da Seleção Brasileira de vôlei, em jogo contra os EUA, na VNL
Divulgação/FIVB

A Liga das Nações

Depois desses jogos da 1ª fase, as melhores seleções da VNL se encontram para as finais, que ainda não tiveram sede anunciada. Mas, pela tradição do torneio, um país que receba uma etapa da 1ª fase do naipe, não recebe a fase final. Assim, países como Brasil, Turquia e Japão já devem estar fora dessa briga.

As finais femininas acontecem entre 20 e 23 de junho, enquanto as últimas disputas dos homens será entre os dias 27 e 30. Além da taça, o torneio também vale os últimos pontos no ranking na corrida olímpica para Paris 2024. O Brasil já está classificados para os Jogos Olímpicos nos dois naipes, então não encara esse torneio com essa pressão. O torneio olímpico de vôlei acontece entre 27 de julho e 11 de agosto.

Entre as mulheres, a VNL tem três títulos para os EUA e um para Itália e Turquia – atual campeã. O Brasil terminou com a medalha de prata em três oportunidades. Na disputa masculina, foram dois títulos para a Rússia e um para Brasil (2021), França e Polônia – atual campeã. Neste ano, o Brasil foi eliminado nas quartas de final nos dois naipes, com derrotas para a China entre as mulheres e para a Polônia entre os homens.

Bernardinho e Lucão em jogo do Brasil contra a China na Liga das Nações de Vôlei
Divulgação/CBV

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Vôlei

1

Vôlei

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

2

Vôlei

CBV anuncia retorno de Rubinho para o cargo de assistente técnico de Bernandinho na seleção masculina de vôlei

3

Vôlei

Paris 2024: Seleções de vôlei poderão inscrever 13 atletas nas Olimpíadas

4

Vôlei

Reforço do Recife Vôlei para 2024, Fabíola detalha preparação e mira Superliga A

5

Vôlei

Superliga: No último jogo do ano, Guarulhos vence Minas e fecha ano no G4