Vôlei

Mundial de Vôlei: Gerdau Minas perde para chinesas e se complica

Mineiras não se encontraram no jogo e estrearam com 3-0 contra A estreia no Mundial de Clubes de Vôlei Feminino não […]

Julia Kudiess ataca em jogo do Gerdau Minas contra o Tianjin no Mundial de Clubes de Vôlei

Divulgação/FIVB

Mineiras não se encontraram no jogo e estrearam com 3-0 contra

A estreia no Mundial de Clubes de Vôlei Feminino não aconteceu da forma como o Gerdau Minas esperava. Enfrentando o Tianjin Bohai Bank, chinesas donas da casa no torneio, as mineiras perderam por 3 sets a 0 (25-22/25-16/25-20) em um jogo que deixou muito a desejar tecnicamente.

Gerdau Minas x Tianjin

A derrota complica e muito a vida do Minas, que vai precisar vencer as atuais vice-campeãs europeias, Eczacıbaşı Dynavit (Turquia), para ter alguma chance de classificação. A tarefa, porém, não é nada fácil, já que se trata do time de um dos grandes elencos do vôlei internacional, estrelado pela sérvia Tijana Bošković.

Em quadra, o Minas até começou bem e chegou a encaminhar uma vitória no 1º set, abrindo 22-19. As equipes sofriam muito na recepção, mas quando as chinesas ajustaram o fundamento, foram seis pontos seguidos para fechar o set em 25-22. Depois, o Minas caiu tecnicamente e se perdeu no jogo, vendo as donas de casa crescerem para fechar sem dificuldades em 25-16.

E o 3º set também começou com um ajuste muito mais afinado por parte das asiáticas, que contaram muito com os ataques da ponteira Li Yingying, melhor pontuadora do jogo, para abrir vantagem com velocidade. Li marcou 16 pontos, sendo 13 ataques, um bloqueio e dois aces. Ao fim, o Tianjin fechou o último set em 25-20.

Kisy Nascimento ataca em jogo do Gerdau Minas contra o Tianjin no Mundial de Clubes de Vôlei
Kisy foi uma das maiores pontuadoras do Gerdau Minas em quadra – Divulgação/FIVB

O Mundial de Clubes de Vôlei

O Gerdau Minas está no Grupo A do Mundial de Clubes, ao lado do vice-campeão da Champions League, Eczacıbaşı Dynavit (Turquia) e do campeão chinês Tianjin Bohai Bank. O torneio acontece no Yellow Dragon Sports Center, em Hangzhou, na China. O Minas joga às 8h30 desta quinta (13) contra as turcas. No dia seguinte, no mesmo horário, suas adversárias se enfrentam.

No outro grupo, também há um clube mineiro: o Dentil Praia Clube, campeão sul-americano sobre o Gerdau Minas. Além do time de Uberlândia, o Grupo B tem o campeão asiático, Sport Center 1 (Vietnã) e o vice-campeão europeu, VakifBank (Turquia). Elas jogam às 3h da quinta e da sexta, contra vietnamitas e turcas, respectivamente.

As duas melhores equipes de cada grupo garantem vaga na semifinal e as brasileiras chegam com boas chances de classificação. Na disputa masculina, na última semana, o Minas conseguiu o vice-campeonato, posição que o time feminino já conseguiu em duas oportunidades: 1992 e 2018. O Praia só chegou à semifinal em uma oportunidade, em 2018.

O Brasil ganhou apenas três das 15 edições do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino: Sadia (1991), Sorocaba (1994) e Osasco (2012). Também foram sete títulos para equipes turcas, com o VakifBank como maior campeão, com quatro troféus entre 2013 e 2021.

Jogadoras do Tianjin comemoram em jogo contra o Gerdau Minas no Mundial de Clubes de Vôlei
Time chinês encaminhou classificação à semifinal – Divulgação/FIVB

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Vôlei

1

Vôlei

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

2

Vôlei

CBV anuncia retorno de Rubinho para o cargo de assistente técnico de Bernandinho na seleção masculina de vôlei

3

Vôlei

Paris 2024: Seleções de vôlei poderão inscrever 13 atletas nas Olimpíadas

4

Vôlei

Reforço do Recife Vôlei para 2024, Fabíola detalha preparação e mira Superliga A

5

Vôlei

Superliga: No último jogo do ano, Guarulhos vence Minas e fecha ano no G4