
Divulgação/Fifa
Ítalo-suíço está no cargo desde 2016
No cargo há 7 anos, o ítalo-suíço Gianni Infantino é reeleito presidente da Fifa para mais um mandato de 4 anos à frente da entidade máxima do futebol internacional. Depois de ser reconduzido, ele comemorou e prometeu levar o futebol a mais lugares.
A gestão Gianni Infantino
O atual presidente foi o único candidato ao cargo. Assim, ele foi reeleito no 73º Congresso da Fifa, em Kigali (Ruanda), por aclamação, pelas 211 associações de futebol vinculadas à entidade.
Gianni Infantino ocupa o cargo desde 2016, quando da saída de Joseph Blatter, envolvido em escândalos de corrupção. Depois, em 2019, Infantino é reeleito presidente da Fifa sem concorrentes, algo que se repete agora, com mandato até 2027, quando poderá tentar seu último mandato, seguindo até 2031, quando completaria 15 anos à frente da Fifa.
Foi durante a gestão de Gianni Infantino que a Fifa ampliou o formato da Copa do Mundo, que passa a ter 48 seleções a partir da edição 2026. ele, inclusive, trabalhou para antecipar essa ampliação para 2022 e, ainda, fazer um Mundial bianual – ideias que não avançaram.
Também foi sob comando do ítalo-suíço que o Mundial de Clubes foi reformulado. A ideia original era ter um torneio com 24 times em 2021, na China, mas a pandemia inviabilizou isso. Assim, o novo Mundial de Clubes começa a ser disputado em 2025, com 32 equipes – e Flamengo e Palmeiras já classificados.
O futebol de mulheres é outro campo que recebeu importantes ampliações. A Copa do Mundo Feminina, que tinha 24 seleções até 2019, passa a ter 32 times neste ano, em edição realizada entre Austrália e Nova Zelândia. O torneio olímpico também foi ampliado de 12 para 16 equipes. E ainda foram criados Mundiais de Clubes e de Futsal para as atletas.
Mas a tendência pode ser de ampliação ainda maior no número de torneios agora que Infantino é reeleito presidente da Fifa: “Queremos ter mais competições regionais, entre clubes e entre seleções. Quando eu escuto que existe muito futebol, provavelmente é verdade, mas não em todos os lugares. Com certeza não nos lugares em que é preciso”.
Gianni Infantino has been elected FIFA President for the 2023-2027 term of office by acclamation.#FIFACongress pic.twitter.com/akzQV0IMNO
— FIFA (@FIFAcom) March 16, 2023
Gianni Infantino é reeleito presidente da Fifa
Após a confirmação do seu novo mandato, Gianni Infantino comemorou o resultado e agradeceu às federações filiadas à Fifa. “Ser presidente da Fifa é uma honra incrível, um privilégio incrível. Também é uma grande, grande responsabilidade. Estou realmente honrado e tocado pelo apoio. Prometo que vou continuar servindo à Fifa, servindo ao futebol ao redor do mundo, servindo às 211 associações”.
Criticado pelos europeus, que não conseguiram chegar a um nome de consenso na oposição, Gianni Infantino é reeleito presidente da Fifa e tentará ampliar a arrecadação recorde que a entidade conseguir durante a sua estadia na presidência. Nesse último mandato, mesmo com a pandemia, a Fifa teve um aumento de 18% na renda e 45% nas reservas, além de aumentar os aportes em federações.
