Futebol Internacional

Palmeiras e Flamengo no novo Mundial de Clubes: Fifa define critérios de classificação

Campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 estarão no novo torneio O Flamengo e o Palmeiras estão garantidos no novo Mundial de […]

Novo Mundial de Clubes: Fachada da Fifa na sede da entidade

Divulgação/Fifa

Campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 estarão no novo torneio

Flamengo e o Palmeiras estão garantidos no novo Mundial de Clubes. A definição veio nesta terça-feira (14) e deve ser anunciada pela Fifa nos próximos dias. Isso acontece porque a entidade definiu os critérios de classificação para o torneio, que terá os campeões continentais dos últimos 4 anos.

As vagas do novo Mundial de Clubes

A definição, antecipada pelo portal ge, dá conta que as 4 primeiras vagas da Conmebol para o novo Mundial de Clubes serão destinadas as quatro últimos campeões da Copa Libertadores da América. Assim, como a estreia do novo formato será em 2025, os campeões continentais de 2021 a 2024 terão vaga garantida.

Assim, o Palmeiras, que venceu a Liberta em 2021, e o Flamengo, campeão no ano seguinte, estarão no torneio, assim como os 2 próximos campeões do torneio sul-americano. As outras duas vagas do continente devem ficam com os melhores times no ranking da Conmebol, que será calculado considerando apenas o desempenho dos 4 anos anteriores.

Em caso de títulos repetidos, como Palmeiras ou Flamengo voltando a vencer a competição nos próximos 2 anos, por exemplo, serão devem ser abertas mais vagas via ranking. Mas há uma outra regra: um limite de 2 equipes por país, que só poderá ser quebrada em caso de 3 ou 4 times do mesmo país vencendo o continental no quadriênio.

Ou seja, mesmo que algum outro time brasileiro fosse o 1º da fila para pegar a vaga via ranking da Conmebol, a vaga seria repassada para outra equipe, porque o Brasil já teria atingido seu limite de participantes. O mesmo vale para todos os demais países, caso um argentino vença a próxima Libertadores, o país poderá ter apenas uma vaga via ranking.

Os outros continentes

Mas a América do Sul representa apenas 6 das 32 vagas no novo Mundial de Clubes. América do Norte, Ásia e África terão 4 vagas, todas destinadas aos 4 últimos campeões continentais. Da mesma forma, em caso de títulos repetidos, a tendência é de classificação via ranking nas suas confederações continentais.

Para a Oceania e para o país-sede, que têm apenas uma vaga, o formato de classificação ainda é uma incógnita. E, do outro lado, a Europa, que tem 12 vagas, também classificará todos os últimos vencedores da Champions League, com a maior margem de classificados via ranking entre todos os continentes, também respeitando a regra de não ter mais que 2 clubes por continente.

Assim, já estão com vagas garantidas no novo Mundial de Clubes, além de Palmeiras e Flamengo, Chelsea (ING), Real Madrid (ESP), Al Ahly (EGI), Wydad (MAR), Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA) e Al-Hilal (SAU).

O novo mundial de Clubes acontece entre junho e julho de 2025, em um país-sede ainda não definido. O formato do torneio é igual ao que foi adotado pela Copa do Mundo entre 1998 e 2022. A partir de 2026, o Mundial terá 48 seleções, em um novo formato anunciado nesta terça-feira (14).

Novo Mundial de Clubes: Taça do Mundial de Clubes em púlpito da Fifa
Divulgação/Fifa
COMPARTILHE

Bombando em Futebol Internacional

1

Futebol Internacional

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol Internacional

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol Internacional

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol Internacional

Premier League: Liverpool bate Fulham em jogão de 7 gols e Chelsea vence Brighton em casa

5

Futebol Internacional

Jogo do Bayern de Munique é adiado por causa de forte nevasca