Primeira rival das brasileiras veio da repescagem intercontinental
O Brasil já sabe contra quem será sua estreia na Copa do Mundo Feminina, que acontece entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. A definição veio após a classificação do Panamá, por meio da repescagem intercontinental pelas últimas vagas no Mundial.
A Copa do Mundo Feminina
No torneio, o Brasil vai atrás do título inédito. A Seleção Brasileira, que foi vice-campeã em 2007 e terceira colocada em 1999, não vem de boas participações na Copa do Mundo Feminina.
Há quatro anos, em 2019, o time de Vadão parou para a França, dona de casa, ainda nas oitavas de final. Antes, no Canadá, o Brasil perdeu para a Austrália na mesma fase. Em 2011, a queda também foi no primeiro mata-mata, contra os EUA, nas quartas de final.
A repescagem intercontinental
Desta vez, o Brasil faz sua estreia contra o Panamá, seleção que veio da repescagem intercontinental, que também garantiu as vagas de Haiti e Portugal. Os três países são estreantes no torneio, assim como Filipinas, Vietnã, Irlanda, Zâmbia e Marrocos.
O grande número de estreantes passa pela ampliação da Copa do Mundo Feminina, que tinha apenas 16 seleções até 2011, subiu para 24 nas duas últimas edições, e agora estreia o formato com 32 times na disputa.
A vaga panamenha veio após vitórias sobre Papua Nova-Guiné e Paraguai. Com isso, o time entra no grupo F, no qual, além do Brasil, enfrenta França e Jamaica.
O Brasil na Copa
O calendário brasileiro marca a estreia na Copa do Mundo Feminina, contra as panamenhas, para o dia 24 de julho. Depois, as comandadas de Pia Sundhage enfrentam as francesas no dia 29 e as jamaicanas em 2 de agosto.
A Seleção Brasileira já iniciou a preparação para o Mundial. Ao longo de última semana, a Canarinha disputou a SheBelieves Cup, ficando na terceira colocação do torneio amistoso, vencido pelos Estados Unidos.
GRUPOS DEFINIDOS
A @SelecaoFeminina já conhece todos os adversários na Copa do Mundo.
O Grupo F ficou assim:
🇧🇷
🇫🇷
🇯🇲
🇵🇦E aí, o que acharam do grupo do 🇧🇷? pic.twitter.com/gly8t7XDZR
— Time Brasil (@timebrasil) February 23, 2023