Futebol de Mulheres

Copa do Mundo Feminina 2023: Tudo sobre o campeonato

Saiba todos os detalhes sobre a Copa do Mundo Feminina 2023 Faltam poucas semanas para a Copa do Mundo Feminina […]

Copa do Mundo Feminina Tudo sobre o campeonato

Foto: Thais Magalhães/CBF

Saiba todos os detalhes sobre a Copa do Mundo Feminina 2023

Faltam poucas semanas para a Copa do Mundo Feminina de Futebol. O torneio masculino será em 2026, é verdade, mas o feminino será disputado a partir de julho. E não será uma competição qualquer. A disputa deste ano será a maior da história.

Pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina 2023 será disputada por 32 seleções, no mesmo formato das últimas edições do torneio masculino. Ou seja, as seleções são divididas em oito grupos, com quatro times cada um. Os 2 primeiros de cada grupo se classificam para as oitavas de final.

Estados Unidos são o país do futebol feminino

É comum dizer que o Brasil é o país do futebol. E pode ser, mas apenas no torneio masculino. Afinal, o Brasil é o único que tem cinco Copas do Mundo. Entre as mulheres, a realidade é bem diferente. Quem manda no mundo são os Estados Unidos.

A Copa do Mundo Feminina ainda é um evento recente. Ela foi disputada pela primeira vez em 1991. Desde então, foram realizadas oito edições. A deste ano será a 9ª.

Das oito Copas do Mundo de Futebol Feminino já disputadas, os Estados Unidos venceram quatro. O país ainda foi vice-campeão uma vez e ficou em 3º lugar outras três vezes. Ou seja, as norte-americanas nunca ficaram de fora da semifinal.

O grande rival dos Estados Unidos no futebol feminino é a Alemanha. A equipe europeia tem dois títulos, além de ter sido vice-campeão uma vez. Em outras duas edições, o time ficou em 4º lugar.

Curiosamente, dois países sem tradição no futebol masculino já ganharam a Copa do Mundo de Futebol Feminino: Noruega e Japão. E a China, também sem relevância entre os homens, já foi vice-campeã na Copa feminina.

Quantas Copas do Mundo a seleção feminina tem Brasil?

A Seleção Brasileira feminina de futebol é considerada uma força importante no esporte. Entretanto, ainda não tem o protagonismo do time masculino. E o título da Copa do Mundo ainda é um tabu que precisa ser quebrado.

O Brasil decidiu a Copa do Mundo Feminina de Futebol apenas uma vez. Entretanto, na única vez que chegou até a final, em 2007, enfrentou a Alemanha, que era uma equipe muito forte na época.

A equipe europeia ganhou a partida decisiva por 2 a 0 e ficou com a taça. Foi o bicampeonato da Alemanha, que também tinha sido campeã na edição anterior, em 2003.

A segunda melhor campanha do Brasil na Copa do Mundo Feminina foi em 1999, quando o time chegou até a semifinal pela primeira vez. Entretanto, as brasileiras perderam a decisão do 3º lugar para a Noruega.

Brasil aposta na renovação do time para tentar título inédito na Copa do Mundo Feminina 2023

A Seleção Brasileira que vai entrar em campo na Copa do Mundo Feminina 2023 será bem diferente do time nas últimas temporadas. A técnica Pia Sundhage promoveu uma grande renovação no elenco.

Copa do Mundo Feminina 2023: Tudo sobre o campeonato 2 - Pia
Foto: Thais Magalhães/CBF

Algumas jogadoras mais experientes deixaram a equipe. É o caso, por exemplo, da atacante Cristiane. Mas não é o único caso. A volante Formiga ainda joga futebol, aos 45 anos, mas se aposentou da Seleção Brasileira.

Eleita seis vezes a melhor do mundo, Marta também não estará presente. Ela estava convocada, mas sofreu uma lesão e precisou ser cortada de última hora. Aos 36 anos, dificilmente estará na próxima Copa do Mundo.

Sem algumas de suas maiores estrelas nas últimas Copas do Mundo, o Brasil precisou se reinventar.

Nomes como a lateral Bruninha e a zagueira Lauren são exemplos de um time com rostos novos e com média de idade mais baixa do que quatro anos atrás.

Sem pressão, Brasil pode ir longe

Copa do Mundo Feminina Tudo sobre o campeonato 3
Foto: Thais Magalhães/CBF

A renovação do time brasileiro diminuiu o peso que a geração anterior carregava, que era a falta de um título importante.

Mais leve, o time pode se aproveitar do momento favorável e conseguir mais longe do que se imagina. Essa é a aposta do Brasil.

O Brasil disputou dois amistosos preparatórios para a Copa do Mundo Feminina 2023. E ao contrário do que costuma acontecer com o time masculino, enfrentou equipes tradicionais no esporte.

As brasileiras perderam nos pênaltis um confronto contra a Inglaterra após empate em 1 x 1 no tempo normal e derrotaram a Alemanha por 2 x 1.

O desempenho do Brasil nesses dois jogos empolgou. Não só pelos resultados, mas também pelo bom futebol apresentado em campo. A impressão é que as brasileiras vão brigar por medalha. Tomara que seja pela dourada.

Quem vai transmitir a Copa do Mundo Feminina 2023?

A Rede Globo irá transmitir os jogos da Copa do Mundo Feminina 2023 pela primeira vez em TV aberta. O canal Sportv irá transmitir o campeonato mundial na TV fechada. Ainda tem outra opção gratuita que é o canal Cazé TV que irá transmitir os jogos no Youtube assim como também irá transmitir alguns jogos do Brasileirão Séria A 2023.

 

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol de Mulheres

1

Futebol de Mulheres

Ainda com 100% de aproveitamento, brasileiras dominam semifinal da Libertadores Feminina

2

Futebol de Mulheres

Libertadores Feminina tem quartas de final definidas, com três brasileiros na disputa

3

Futebol de Mulheres

Libertadores Feminina: Veja os grupos da edição 2023

4

Futebol de Mulheres

Luis Rubiales renuncia à presidência da Federação Espanhola

5

Futebol de Mulheres

Brasileirão Feminino: Corinthians vira sobre Ferroviária e garante pentacampeonato