Fora de Campo

Luis Rubiales renuncia à presidência da Federação Espanhola

Mandatário estava afastado após beijo em Jenni Hermoso O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, anunciou a sua […]

Divulgação/RFEF

Mandatário estava afastado após beijo em Jenni Hermoso

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, anunciou a sua renúncia neste domingo (10). O mandatário estava afastado do cargo, após um beijo na jogadora Jenni Hermoso após a final da Copa do Mundo Femininna, no último dia 20. A renúncia foi anunciada por uma carta, na qual ele também informou a saída da vice-presidência da Uefa.

Luis Rubiales

O beijo de Luis Rubiales na cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, vencida pela Seleção Espanhola, repercutiu negativamente, após as declarações da jogadora, afirmando que o beijo não teria sido consensual. E as críticas se intensificaram após uma polêmica fala do presidente, negando a possibilidade de uma renúncia.

Depois, porém, ele acabou afastado preventivamente do cargo pela Uefa por 90 dias, e foi denunciado por Jenni Hermoso à Justiça Espanhola por agressão sexual. Assim, Luis Rubiales voltou atrás e decidiu pela renúncia. Em entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, ele afirmou que foi convencido por pessoas próximas a deixar o cargo.

Presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales
Luis Rubiales estava afastado do cargo de forma preventiva – Reprodução/RFEF

A íntegra da carta de Luis Rubiales

Boa noite,

Hoje enviei às 21h30, ao presidente em exercício Pedro Rocha, minha renúncia ao cargo de presidente da RFEF. Também o informei que fiz o mesmo com meu cargo na Uefa, para que meu posto na vice-presidência possa ser substituído.

Com a rápida suspensão realizada pela Uefa, além dos processos abertos contra minha pessoa, está claro que não poderei voltar ao meu cargo.

Insistir em ficar esperando e aguentando não vai contribuir em nada, nem à federação, nem ao futebol espanhol. Entre outras coisas, porque há poderes factuais que impedirão minha volta.

Lá está a gestão da minha equipe e, sobretudo, a felicidade que eu levou pelo enorme privilégio desses mais de cinco anos à frente da RFEF.

Não quero que o futebol espanhol possa sair prejudicado por toda essa campanha tão desproporcional e, sobretudo, tomo esta decisão depois de ter me assegurado que minha saída contribuirá para a estabilidade que vai permitir que Europa e África sigam unidas pelo sonho de 2030 (projeto de Espanha, Portugal e Marrocos em sediar a Copa do Mundo), que permitirá trazer ao nosso país o maior evento do mundo.

Devo olhar em frente, para o futuro. Agora há algo que me ocupa com firmeza. Tenho fé na verdade e vou fazer tudo quanto está em minhas mãos para que prevaleça. Minhas filhas, minha família e a gente que me quer, tem sofrido os efeitos de uma perseguição desmedida, assim como muitas falsidades, mas também é certo que na rua, cada dia mais, a verdade está se impondo.

Daqui, transmito a todos os trabalhadores, membros da assembleia, federativos e dente do futebol em geral, um forte abraço, desejando muita sorte.

Obrigado a todos os que me têm apoiado nesses momentos.

Luis Manuel Rubiales Béjar

Luis Rubiales beija Jenni Hermoso na Final da Copa do Mundo 2023
Beijo em Jenni Hermoso aconteceu na final da Copa do Mundo Feminina – Reprodução

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Fora de Campo

1

Fora de Campo

Fifa pode indenizar Al Hilal por lesão de Neymar

2

Fora de Campo

COI aprova inclusão de cinco novos esportes em Jogos Olímpicos de 2028

3

Fora de Campo

Palmeiras com outro patrocinador? Leila Pereira pode aceitar a partir de 2025; entenda

4

Fora de Campo

Fórmula 1 e Pirelli renovam contrato de fornecimento de pneus até 2027

5

Fora de Campo

Com atraso da 777 Partners, Vasco vive indefinição sobre gestão