Bombando

COI aprova inclusão de cinco novos esportes em Jogos Olímpicos de 2028

Comitê executivo do COI ainda precisa aprovar ampliação A comissão de programa olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a […]

Jogos Olímpicos: Jogador da Seleção Sul-Coreana de Beisebol arremessando bola

Divulgação

Comitê executivo do COI ainda precisa aprovar ampliação

A comissão de programa olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a inclusão de cinco novos esportes na Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. O comitê acatou as indicações da comitê organizador e indicou a presença de beisebol/softbol, squash, lacrosse, flag football e críquete nos jogos. A decisão ainda depende de aprovação do comitê executivo do COI.

Os novos esportes olímpicos

Esses cinco novos esportes nos Jogos Olímpicos entram nas vagas de esportes opcionais. Hoje o programa olímpico é montado a partir de uma série de esportes centrais, como atletismo, natação, futebol, vôlei, tiro, canoagem, badminton, tênis e vela, enquanto outras (de três a seis) podem ser ocupadas por esportes opcionais.

Foi assim, por exemplo, que surfe, skate e escalada esportiva estrearam em Tóquio 2020. Com o sucesso na Japão, o trio se torna fixo como esportes centrais. Para Paris 2024, será incluído o breaking-dance, que, à priori, não retorna para 2028. Além desse, o boxe, que enfrenta uma crise política na federação internacional, pode ser excluído do programa.

Jogo entre Estados Unidos e Austrália na Premier League de Lacrosse
Divulgação/USA Lacrosse

Os Jogos Olímpicos LA-2028

A inclusão dessas cinco modalidades mostra uma sinalização do COI em direção a uma maior inclusão de público nos Jogos Olímpicos. Nos últimos anos, modalidades com maior aceitação entre jovens foram incluídas, como surfe, skate, escalada, basquete 3×3 e ciclismo BMX freestyle, além do breaking e do caiaque cross, que estrearão em Paris.

Dessa vez, entram o críquete, um dos esportes mais populares do mundo, com forte entrada no mercado asiático; o flag football, variação menos agressiva do futebol americano, com forte lobby da NFL e com capacidade de atrair público do futebol americano; o lacrosse e o beisebol, que também têm bons públicos tradicionais nos EUA; e o tradicional squash.

Apenas dois desses cinco são estreantes em Jogos Olímpicos, com a primeira aparição na disputa. O beisebol (e sua versão feminina, o softbol) fizeram parte do programa entre 1992 e 2008 e retornaram em 2020. O lacrosse só participou em 1904 e retorna em versão reduzida (com seis jogadores, contra 10 do jogo tradicional). O críquete só participou em 1900, retornando após 128 anos na modalidade T20, que é mais curta.

Jogador da Índia em lance da Copa do Mundo de Críquete
Divulgação/Copa do Mundo de Críquete

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer