Bombando

Brasileirão Feminino: Corinthians vira sobre Ferroviária e garante pentacampeonato

Timão venceu decisão O Brasil tem uma nova campeã – e o reinado se mantém. Neste domingo (10), o Corinthians […]

Grazi, Arthur Elias e Tamires, do Corinthians, em final do Brasileirão Feminino 2023

Rodrigo Gazzanel/Corinthians

Timão venceu decisão

O Brasil tem uma nova campeã – e o reinado se mantém. Neste domingo (10), o Corinthians superou a Ferroviária por 2 x 1 e se tornou pentacampeã do Brasileirão Feminino. A conquista alvinegra é a quarta taça em sequência para o time de Tamires, Lelê, Gabi Zanotti e Arthur Elias – que fez seu último jogo em Itaquera.

O jogo

No jogo de ida, em Araraquara, Ferroviária e Corinthians não foram além do 0 x 0 e, assim, toda a definição pelo título ficou para o jogo na capital paulista. Mas as donas de casa sentiram mais a pressão e não conseguiram fazer um bom primeiro tempo. Assim, as visitantes encaixaram a marcação e conseguiram ditar o ritmo do jogo.

Assim, o gol veio logo aos 9, quando Barrinha cruzou da direita e Mylena Carioca apareceu na área para cabecear para o gol. Desencontrado em campo, o Corinthians mexeu ainda no primeiro tempo e conseguiu melhorar na reta final do primeiro tempo. O time teve uma boa sequência de chances, parando em boas defesas de Luciana e, nesse meio, empatou aos 41, com Jheniffer aproveitando escanteio da esquerda.

Depois do intervalo, o jogo voltou mais faltoso e travado, mas o Corinthians não demorou a encontrar uma jogada para a virada. Aos 12, Milene recuperou a bola, disparou pela direita e cruzou para Tamires tocar no cantinho e virar o jogo. E o jogo seguiu favorável às donas de casa, que pressionaram e chegaram perto do terceiro gol.

Nos minutos finais, a Ferroviária conseguiu voltar a pressionar e até colocaram uma bola no travessão para tentar o empate. Mas não foi o suficiente. O Corinthians também não teve maiores estresses por não sair um terceiro gol. O 2 x 1 já era o suficiente para o quinto título do Brasileirão Feminino.

Jheniffer comemora gol pelo Corinthians na final do Brasileirão Feminino 2023
Rodrigo Gazzanel/Corinthians

O Brasileirão Feminino

O jogo teve 42.566 torcedores na Neo Química Arena. Assim, há um novo recorde sul-americano de público em jogo de clubes no futebol de mulheres. A marca anterior durou apenas uma semana, já que a final do Campeonato Peruano levou 42.107 torcedores ao Monumental. Antes disso, o recorde era justamente na final do Brasileirão Feminino do ano passado, também em Itaquera.

Este foi o quinto título do Corinthians em 11 edições do Brasileirão Feminino. O Timão chegou às sete últimas finais, batendo na trave em 2017 (Santos) e 2019 (Ferroviária) e vencendo todas as outas cinco. Essa sequência coincide com a estadia de Arthur Elias no comando do clube.

Para além das alvinegras, as maiores campeãs do Brasileirão Feminino são a própria Ferroviária, que é bicampeã. Com um título, Centro Olímpico, Rio Preto, Flamengo e Santos completam a lista. O título também classificou o Corinthians para a Supercopa Feminina de 2024. Os dois times já tinham garantido a vaga na próxima Libertadores.

Esse jogo também marcou a despedida do treinador Arthur Elias, multicampeão no comando do Corinthians, da Neo Química Arena. Anunciado há pouco mais de uma semana como novo treinador da Seleção Brasileira Feminina, o técnico só ficará na equipe até a Libertadores Feminina, que acontece em outubro, na Colômbia.

Mylena Carioca, da Ferroviária, e Tamires, do Corinthians, na final do Brasileirão Feminino 2023
Rodrigo Gazzanel/Corinthians

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer