Futebol de Mulheres

Seleção Feminina estreia hoje na SheBelieves Cup; veja mais sobre o torneio e onde assistir

Brasil participará do torneio pela terceira vez A jornada por um título inédito começa nesta quinta-feira (16) para o futebol […]

Fifa The Best 2023: Treinadora Pia Sundhage entre as indicadas

Fifa The Best 2023: Treinadora Pia Sundhage entre as indicadas. Thais Magalhães/CBF

Brasil participará do torneio pela terceira vez

A jornada por um título inédito começa nesta quinta-feira (16) para o futebol brasileiro. A Seleção Brasileira Feminina faz hoje sua estreia na SheBelieves Cup, torneio amistoso disputado nos Estados Unidos. O primeiro jogo, às 18h, será contra a Seleção Japonesa.

A She Believes Cup

Esta será a oitava edição da She Believes Cup, todas mantendo o mesmo formato. Nos EUA, as donas de casa e outras três seleções convidadas pela federação estadunidense se enfrentam em um quadrangular só com jogos de ida. Não há mata-mata e o título fica com o melhor time após as três rodadas.

Neste ano, além de Estados Unidos e Brasil, o torneio também terá as japonesas, adversárias do Brasil na estreia, e o Canadá, que enfrenta o time de Pia Sundhage às 20h30 do domingo (19). O confronto brasileiro contra as mandantes será na quarta-feira (22), às 21h.

Das sete edições já disputadas na história da SheBelieves Cup, as estadunidenses saíram como campeãs em cinco. França (2017) e Inglaterra (2019) também têm um título. O Brasil estreou no torneio com o quarto lugar em 2019, mas voltou em 2021 para ficar com o vice.

O Japão também vai para sua terceira participação no torneio, após ser terceiro em 2019 e quarto em 2020. O Canadá, por sua vez, só disputou a SheBelieves Cup uma vez, ficando com o bronze em 2021.

A volta de Marta

A SheBelieves Cup marca o retorno da atacante Marta, melhor do mundo em seis oportunidades, à Seleção Brasileira. A jogador do Orlando Pride enfrentou uma lesão séria e passou quase um ano fora dos gramados.

O último jogo da camisa 10 da Seleção Feminina foi ainda em março, no início da temporada estadunidense no futebol de mulheres. Pela Seleção, ela não entra em campo desde o dia 22 de fevereiro. Ao todo, Marta soma 172 jogos e 115 gols com a amarelinha.

O retorno da principal referência técnica do Brasil foi comemorado pela treinadora Pia Sundhage. “Desde as Olimpíadas nós implantamos mudanças, temos mais jogadoras jovens, não tão experientes, e as mais antigas, com a Marta voltando. Eu realmente espero que essa mistura nos traga algo especial”.

Atacante Marta em treino da Seleção Brasileira nos Estados Unidos
Marta voltou a trabalhar com a Seleção Brasileira após um ano – Thais Magalhães/CBF

Onde assistir

A SheBelieves Cup será transmitida pelo SporTV, que vai ter todos os jogos do Brasil na sua grade. Nesta quinta-feira, a transmissão da estreia brasileira começa às 17h30. Mas as outras partidas do torneio não estão previstas na grade do canal e, assim, não deve ser televisionadas no país.

Ficha do jogo

BRASIL
Lorena; Bruninha, Rafaelle, Tainara e Tamires; Júlia Bianchi, Kerolin, Geyse e Adriana; Bia Zaneratto e Debinha. Técnica: Pia Sundhage.

JAPÃO
Ayaka Yamashita, Shiori Miyake, Saki Kumagai e Moeka Minami; Risa Shimizu, Fuka Nagano, Honoka Hayashie Jun Endo; Aoba Fujino, Yui Hasegawa e Mana Iwabuchi. Técnico: Futoshi Ikeda.

Local: Exploria Stadium, Orlando, Florida-EUA
Horário: 18h

Lateral Tamires em treino da Seleção Brasileira nos Estados Unidos
Titular do Corinthians, lateral esquerda Tamires é um dos destaques da Seleção Brasileira – Thais Magalhães/CBF
COMPARTILHE

Bombando em Futebol de Mulheres

1

Futebol de Mulheres

Ainda com 100% de aproveitamento, brasileiras dominam semifinal da Libertadores Feminina

2

Futebol de Mulheres

Libertadores Feminina tem quartas de final definidas, com três brasileiros na disputa

3

Futebol de Mulheres

Libertadores Feminina: Veja os grupos da edição 2023

4

Futebol de Mulheres

Luis Rubiales renuncia à presidência da Federação Espanhola

5

Futebol de Mulheres

Brasileirão Feminino: Corinthians vira sobre Ferroviária e garante pentacampeonato