Fora de Campo

Regra do futebol muda por causa do goleiro campeão do mundo com a Argentina

Atitude do goleiro nas cobranças de pênalti gerou repercussão negativa na imprensa europeia e houve alteração em regra É isso […]

Emiliano Martínez beija o troféu da luva de ouro da Copa do Mundo de 2022, no Catar

Divulgação/FIFA

Atitude do goleiro nas cobranças de pênalti gerou repercussão negativa na imprensa europeia e houve alteração em regra

É isso mesmo que você leu no título da matéria. Uma regra do futebol muda por causa do goleiro Emiliano ‘Dibu’ Martínez, campeão do mundo com a Argentina, na Copa do Catar. E o motivo que gerou muita reclamação nos europeus.

Nesta sexta-feira (24), a International Football Association Board (IFAB), órgão criado em 1883 que regulamenta as regras do futebol, anunciou que é proibido que o goleiro faça ‘catimba’ na cobrança de pênalti, para não atrapalhar o cobrador.

Assim, a regra do futebol muda por causa do goleiro argentino, já que houve uma grande pressão por parte da mídia para que se proibisse esse tipo de atitude para desconcentrar e atrapalhar o cobrador de pênalti.

Emiliano Martínez defende cobrança de pênalti no seu lado direito
Regra do futebol muda por causa do goleiro da Argentina, Dibu Martínez. Foto; Divulgação/FIFA

Se torna proibido, além dessa provocação, a movimentação do goleiro em cima da linha antes da cobrança, juntamente com as atitudes de tocar nas traves, balançar as redes no momento da cobrança.

A mudança será válida a partir de julho de 2023, quando terá início a temporada 2023/2024 do futebol europeu. A nota divulgada pela IFAB conta os seguintes dizeres:

“O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol”.

Regra do futebol muda por causa do goleiro Dibu Martínez

A catimba por parte dos jogadores em campo é algo muito tradicional do esporte. Com isso, Dibu Martínez é só mais um a praticá-la. A situação aconteceu, principalmente, nas disputas de pênaltis da Argentina contra a Holanda, na semifinal da Copa, e contra a França, na grande final do torneio.

O artifício de desestabilizar o adversário é praticado em toda partida de futebol, não somente nos pênaltis. Há provocações entre jogadores e não é possível de se coibir toda e qualquer provocação.

Mas pela pressão que houve, a regra do futebol muda por causa de Martínez, que foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo do Catar, além de também ter sido escolhido o melhor goleiro do mundo na premiação do Fifa The Best.

Martínez faz defesaça com a perna esquerda em chute de Kolo Muani, da França, no fim da prorrogação da final da Copa do Mundo de 2022
Regra do futebol muda por causa do goleiro da Argentina, que foi decisivo na partida ao fazer esta linda defesa no fim da partida contra a França, diante de Kolo Muani. Foto: Divulgação/FIFA
COMPARTILHE

Bombando em Fora de Campo

1

Fora de Campo

Fifa pode indenizar Al Hilal por lesão de Neymar

2

Fora de Campo

COI aprova inclusão de cinco novos esportes em Jogos Olímpicos de 2028

3

Fora de Campo

Palmeiras com outro patrocinador? Leila Pereira pode aceitar a partir de 2025; entenda

4

Fora de Campo

Fórmula 1 e Pirelli renovam contrato de fornecimento de pneus até 2027

5

Fora de Campo

Com atraso da 777 Partners, Vasco vive indefinição sobre gestão