Copa do Mundo

Título da Argentina encerra maior jejum sul-americano na história da Copa do Mundo

Título sobre os franceses veio apenas nos pênaltis A Copa do Mundo de 2022 acabou, e foi com título da […]

Ranking da Fifa: Levantando a taça, jogadores comemoram título da Argentina na Copa do Mundo

Divulgação/Copa do Mundo

Título sobre os franceses veio apenas nos pênaltis

A Copa do Mundo de 2022 acabou, e foi com título da Argentina. Nos pênaltis, os hermanos superaram a Seleção Francesa após um empate em 3×3 na prorrogação. E, com isso, a Albiceleste encerrou um jejum de 36 anos sem títulos argentinos e 20 anos sem títulos sul-americanos.

O jejum argentino

Esse foi o 3º título da Argentina na Copa do Mundo. Nos tempos de Diego Maradona, os hermanos foram campeões mundiais em 1978 e 1986. Depois, o time bateu na trave em 1990 e em 2014, ambos para a Alemanha, inclusive. Até ali, Germânicos e Porteños somavam dois títulos cada, mas os europeus chegaram ao quarto antes mesmo do tri da Albiceleste.

Assim, o time argentino se isola como 4ª maior campeã da Copa do Mundo, atrás de Brasil (5), Itália e Alemanha (4). Com isso, os hermanos deixam Uruguai e França para trás, além de Inglaterra e Espanha, que só têm uma taça. Entre o bi e o tri, a Argentina esperou 36 anos, superando os 24 que o Brasil levou do tri para o tetra e os 20 entre as duas taças uruguaias.

O jejum latino

Além das 3 taças argentinas, os sul-americanos também somam mais 7 títulos, com Brasil (5) e Uruguai (2). A última conquista da Conmebol datava de 2022, quando os brasileiros superaram a Alemanha na decisão da Copa do Japão e Coreia do Sul. Curiosamente, os sul-americanos venceram em ambas as oportunidades com Copa na Ásia.

Mas foram quatro Mundiais seguidos com título europeu: Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018). Assim, a Conmebol, que tinha vantagem de 9×8 nos títulos do Mundial, levou a virada para 12×9. Agora, a desvantagem cai para 12×10 e a Europa seguirá com vantagem até, pelo menos, a Copa de 2030.

Assim, o intervalo entre o penta do Brasil e o tri da Argentina levou 20 anos, igualando o intervalo entre os dois títulos uruguaios, em 1930 e 1950. Mas os celestes tiveram só duas Copas do Mundo de intervalo, já que o Mundial não aconteceu em 1942 e 1946, por causa da II Guerra Mundial.

COMPARTILHE

Bombando em Copa do Mundo

1

Copa do Mundo

Arábia Saudita e Austrália planejam candidaturas à Copa do Mundo de 2034

2

Copa do Mundo

Após 1ª data Fifa das Eliminatórias, Brasil e Argentina são as únicas seleções com 100%

3

Copa do Mundo

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 começam nesta quinta-feira

4

Copa do Mundo

Espanha anuncia Montse Tomé como nova treinadora da Seleção Feminina

5

Copa do Mundo

Treinador Jorge Vilda é demitido da Seleção Espanhola Feminina