Paulista

Paulistão: primeiro jogo, maiores públicos, principal artilheiro e curiosidades sobre o principal estadual

Saiba mais sobre o principal campeonato estadual do Brasil O Paulistão é conhecido por ser a competição estadual mais importante […]

Paulistão - troféu

Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

Saiba mais sobre o principal campeonato estadual do Brasil

O Paulistão é conhecido por ser a competição estadual mais importante do país. Mas não é só isso. A disputa é a mais antiga do Brasil. Por esse motivo, o Campeonato Paulista tem uma longa história feita de conquistas, gols e muitas curiosidades.

O Paulistão foi disputado pela primeira vez em 1902. Desde então, nunca deixou de ser realizado. O primeiro jogo não teve nenhum dos clubes que hoje são considerados grandes:  Mackenzie 2 x 1 Germânia.

Essa partida, que foi disputada no campo do Parque Antártica, entrou para a história por ter sido também o primeiro jogo oficial de futebol disputado no Brasil. Mario Eppinghaus, do Mackenzie, marcou o primeiro gol em jogos oficiais no país.

Salve o Corinthians, o campeão dos campeões no Paulistão

Corinthians campeão do Paulistão 2019
Foto: Agência Corinthians

O time com mais títulos do Paulistão é o Corinthians. O Timão levantou a taça do Estadual 30 vezes. Curiosamente, a equipe ficou quase 23 anos sem ganhar o Paulistão, encerrando o jejum em 1977.

Os três grandes rivais do Corinthians não estão muito atrás. Segundo maior campeão estadual, o Palmeiras tem 24 taças, apenas duas a mais do que o São Paulo e o Santos, que estão empatados em terceiro lugar.

Nos últimos dez anos, o equilíbrio se mantém, mas com vantagem para o Corinthians. Desde 2013, o Timão ganhou quatro títulos, Palmeiras e Santos ganharam cada um duas vezes, São Paulo e Ituano levantaram a taça uma vez cada.

Paulistano é o único tetracampeão paulista

A maior sequência de títulos do Campeonato Paulista foi um tetracampeonato conquistado de 1916 a 1920. Mas o clube que conseguiu esse feito histórico não foi nenhum dos quatro grandes, e sim o Paulistano.

A equipe poderia ser até hoje uma das maiores de São Paulo, mas ela se recusou a abandonar o amadorismo e encerrou suas atividades em 1930. Na época, o Paulistano era o maior campeão estadual, com 11 títulos. E mesmo sem jogar há 92 anos, é o 5º maior campeão do estado.

Uma curiosidade sobre o Paulistano é que, após o fechamento de suas atividades, alguns ex-jogadores e ex-diretores do clube se juntaram à Associação Atlética das Palmeiras e fundaram o São Paulo Futebol Clube.

Maior goleada também foi do Paulistano

No dia 16 de maio de 1920, o Paulistano derrotou a Associação Atlética das Palmeiras por 12 a 0. Desde então, é a maior goleada da história do Paulistão.

Houve várias outras goleadas, quase todas na era amadora. O placar de 12 a 1 foi anotado cinco vezes (Paulistano sobre o Ypiranga, Santos sobre Ypiranga, São Paulo sobre Jabaquara, São Paulo da Floresta sobre Sírio e Santos sobre a Ponte Preta).

Maior público levou quase 150 mil pessoas ao Morumbi

O maior público da história do Paulistão foi registrado no dia 9 de outubro de 1977. Era o segundo jogo da final do Estadual, entre Corinthians e Ponte Preta.

Um total de 146.082 torcedores foram ao estádio do Morumbi e viram a vitória da equipe de Campinas, adiando o título do Corinthians para o jogo seguinte. O Corinthians não era campeão há 23 anos. Todos os nove jogos que completam a lista dos dez maiores públicos também foram disputados no Morumbi.

As partidas sempre têm como protagonistas dois dos quatro maiores clubes do estado: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. A exceção foi a Ponte Preta, justamente no jogo que levou mais gente ao estádio.

Depois de trazer o futebol, Charles Miller inaugurou a artilharia

Filho de pai escocês e mãe brasileira, Charles William Miller, ou simplesmente Charles Miller é considerado o pai do futebol no Brasil. Foi ele o principal responsável por introduzir o esporte no país. Só que ele também era jogador de futebol e foi o primeiro artilheiro da história do Campeonato Paulista.

No Paulistão de 1902, ele marcou dez gols pelo São Paulo Athletic, primeiro time campeão paulista. Dois anos depois, em 1904, Charles Miller voltou a ser artilheiro pelo São Paulo Athletic, agora com oito gols marcados, ao lado do companheiro de time Herbert Boyes. E mais uma vez seu time foi campeão paulista.

Pelé, o Rei também no Campeonato Paulista

Pelé - Santos - Rei do Futebol
Foto: Divulgação/Site oficial do Santos

Dos 1.283 gols marcados por Pelé, 466 foram em jogos válidos pelo Campeonato Paulista. Esse número faz do rei do Futebol também o maior goleador da história da competição.

Pelé foi artilheiro do Paulistão 11 vezes, sendo nove vezes seguidas (de 1957 a 1965). Em 1957, ele tinha 16 anos. Um ano depois, em 1958, ano em que foi a sensação da primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, o Rei marcou 58 gols no Estadual, um recorde na competição.

Depois de Pelé, os maiores artilheiros do paulistão são Arthur Friedenreich, com 338 gols, e Serginho Chulapa, que balançou as redes 242 vezes.

 

COMPARTILHE

Bombando em Paulista

1

Paulista

Após vitória na Sul-Americana, São Paulo anuncia demissão de Rogério Ceni

2

Paulista

Domingo traz 6 novos campeões estaduais e outras definições importantes; veja as novidades

3

Paulista

Palmeiras goleia Água Santa e garante 25º título do Paulistão

4

Paulista

Ponte Preta vence Novorizontino nos pênaltis e é campeã da A2 do Paulistão após 54 anos sem títulos

5

Paulista

Bruno Mezenga é o maior artilheiro do Paulistão nas últimas temporadas