Jogador argentino e treinador holandês trabalharam juntos no Manchester United na temporada 2014/2015
Uma história que perdura por alguns anos e colocará de frente 2 desafetos. Di María e Van Gaal, meia-atacante da Argentina e técnico da Holanda, não têm um passado muito amistoso e voltam a se encontrar anos depois, na semifinal da Copa do Mundo 2022, no Catar. Entenda o atrito entre eles.
Di María e Van Gaal no Manchester United
Louis Van Gaal chegava para comandar o Manchester United na temporada 2014/2015 e teve um elenco cheio de reforços de peso, entre eles, o argentino Ángel Di María. Dessa forma, o jogador foi comprado junto ao Real Madrid por 59,7 milhões de libras (aproximadamente R$ 227 milhões na época).
Na chegada do meia-atacante, foram só elogios de ambas as partes. Enquanto Di María enaltecia o holandês como um “grande treinador com um currículo de sucesso”, Van Gaal também elogiava o argentino como um “meio-campista de classe mundial”. O comandante também disse que “não tinha dúvidas do seu imenso talento natural”.
Críticas de Di María ao treinador
Porém, a relação azedou ao longo do ano. As oscilações e os momentos onde Di María ia para o banco de reservas após boas partidas, incomodavam o craque argentino. Além disso, a forma com o qual era tratado pelo treinador também o desagradaram.
“Na Inglaterra, meu problema foi apenas o treinador. Van Gaal foi o pior que tive na carreira, ele era insuportável. Eu marcava e dava assistência num jogo e, no dia seguinte, ele vinha conversar comigo para mostrar vídeos dos passes que eu errei. Ele me colocou de lado desde o 1º dia, pois não gostava que os jogadores fossem mais importantes que ele”, disse Di María ao TyC Sports, em 2021.
Em outra entrevista, o jogador também contou que questionou o treinador pela forma com a qual o tratava. Assim, segundo Di María, Van Gaal não gostou e passou a barrá-lo do time titular.
“Isso (as críticas pelos passes errados) ia me atirando para baixo, até que chegou o dia em que me fartei e lhe perguntei porque não mostrava as coisas boas. Ele não gostou e, a partir daí, deixei de jogar”, contou à ESPN Argentina.
Van Gaal respondeu a Di María, ainda no United
Ainda em 2015, o treinador holandês respondeu críticas feitas pelo meia-atacante sobre a relação entre eles. Para Van Gaal, o problema era de Di María em não saber aceitar as críticas e transformá-las em algo que o motivasse.
“Nunca vi jogadores que saibam olhar para si próprios, que saibam ver como renderam, e depois é sempre culpa do treinador. Então ele está nessa classe de jogador que não sabe fazer autocrítica. Infelizmente, essa é a vida do técnico, é sempre assim”, disse Van Gaal.
Holanda x Argentina na Copa do Mundo 2022
O confronto entre Holanda e Argentina acontece nesta sexta-feira (9), às 16h (horário de Brasília), no estádio de Lusail. O jogo, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, faz a reedição das semifinais da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, onde a Albiceleste avançou à final.
Por fim, as duas seleções entrarão em campo sabendo quem será o adversário na semifinal, já que Brasil e Croácia duelam pouco antes, às 12h (horário de Brasília).