Copa do Mundo

Copa do Mundo 2030: Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai lançam candidatura conjunta

Os 4 países sul-americanos planejam juntos serem a sede da Copa do Mundo 2030 Numa ação inédita na América do […]

Países sul-americanos unidos para ter a Copa do Mundo 2030

Países sul-americanos unidos para ter a Copa do Mundo 2030. Foto: AFA

Os 4 países sul-americanos planejam juntos serem a sede da Copa do Mundo 2030

Numa ação inédita na América do Sul, quatro países uniram-se para anunciar, esta terça-feira, a candidatura para se tornarem sede da Copa do Mundo 2023. As federações de futebol da Argentina, do Chile, do Uruguai e do Paraguai apresentaram, em Buenos Aires, a candidatura conjunta oficial para a edição que marcará o centenário das Copas – a primeira, vale lembrar, ocorreu no Uruguai em 1930.

Estiveram presentes no evento o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Claudio Tapia, além de autoridades das diferentes federações, ministros de esportes de cada país e o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez. O grupo realizou primeiramente uma Assembleia Ordinária e, após tirarem a foto oficial de toda a delegação, se dirigiu à apresentação dos planos.

“Estamos convencidos de que a Fifa tem a obrigação de honrar a memória daqueles que organizaram o primeiro Mundial”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Na disputa com os países sul-americanos já está confirmada outra candidatura conjunta: Espanha e Portugal (somando-se a Ucrânia como convidada); além de Arábia Saudita, Egito e Grécia; e a do Marrocos, única candidatura solo.

Recorde-se que o próximo Mundial será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, em 2026, quando o número de participantes vai aumentar em 50%: de 32 para 48 na fase de grupos. Na ocasião, ainda se discute a possibilidade da presença do craque argentino Lionel Messi, que terá 39 anos.

Claudio Tapia, presidente da Associação Argentina de Futebol, defendeu a Copa do Mundo 2023 na América do Sul
Claudio Tapia, presidente da Associação Argentina de Futebol. Foto: AFA

O pronunciamento de Claudio Tapia, presidente da AFA, sobre a Copa do Mundo 2023 

Hoje é um dia muito importante para a história destes quatro países que há algum tempo começaram com o sonho de realizar que em 2030, no centenário desta bela Copa que tem uma longa história, e que nasceu no Uruguai, nos seja dado a possibilidade de fazer este lançamento como campeões mundiais. 

Sonhamos em voltar a receber esta Copa no seu centenário. Todos os sul-americanos têm muita paixão, vivemos o futebol assim. 

Sabemos que este é um compromisso muito grande e que devemos mostrar ao mundo que Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile estão à altura de sediar a Copa do Mundo de 2030.

Contamos com o apoio de todos os presidentes das 10 federações que compõem a CONMEBOL.

Quero agradecer ao Presidente Alejandro Domínguez. Esta é a primeira vez que conseguimos nos encontrar depois de sermos campeões mundiais. Depois de uma pandemia foram tomadas decisões importantes, por isso o reconheço e agradeço a coragem e o acompanhamento que teve pela nossa Seleção. 

Quero agradecer aos nossos jogadores, à nossa comissão técnica e a todos que trabalharam para que a Argentina fosse campeã mundial. Aos dirigentes do futebol argentino que fizeram um importante esforço nos acompanhando. 

Quando todos estamos convencidos da mesma coisa, os objetivos são alcançados. Se todos nos propusermos a ser um local em 2030, vamos conseguir. Sabemos trabalhar, temos o que é preciso para tornar nossos países anfitriões até 2030.

Parabenizo os clubes que estão colocando seus estádios nas condições necessárias para receber a Copa do Mundo.

A história e a paixão nos darão essa possibilidade. Bem-vindo à casa dos campeões mundiais. 

O Uruguai foi o anfitrião e campeão da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, com uma vitória por 4 a 2 na final sobre a Argentina, campeã da última edição do torneio, em 2022.

Os sul-americanos vão concorrer pela organização do Mundial de 2030 com a candidatura conjunta de Espanha e Portugal (com a Ucrânia como convidada); a de Arábia Saudita, Egito e Grécia; e a do Marrocos.

A próxima Copa do Mundo será realizada em 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá. O número de participantes vai aumentar de 32 para 48 na fase de grupos.

Todos os discursos realizados no evento podem aqui ser encontrados.

COMPARTILHE

Bombando em Copa do Mundo

1

Copa do Mundo

Arábia Saudita e Austrália planejam candidaturas à Copa do Mundo de 2034

2

Copa do Mundo

Após 1ª data Fifa das Eliminatórias, Brasil e Argentina são as únicas seleções com 100%

3

Copa do Mundo

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 começam nesta quinta-feira

4

Copa do Mundo

Espanha anuncia Montse Tomé como nova treinadora da Seleção Feminina

5

Copa do Mundo

Treinador Jorge Vilda é demitido da Seleção Espanhola Feminina