Sport e Ceará reeditam decisão após 9 anos
A final da Copa do Nordeste 2023 já está definida. Depois de um atraso causado pelas fortes chuvas que atingiram o Recife na última quarta (29), o Sport venceu o ABC por 1 x 0 e se junto ao Ceará na grande decisão. Assim, o Leão vai lutar pelo tetra, enquanto o Vozão quer o 3º título.
A definição da final da Copa do Nordeste
A definição da final veio em 2 grande confrontos. De um lado, o Clássico-Rei. O Ceará recebeu o Fortaleza na Arena Castelão e conseguiu a vitória por 3 x 2 em um jogo de grandes emoções até o apito final. O Vozão ainda teve uma vantagem numérica, já que Thiago Galhardo, do Fortaleza, foi expulso no início do 2º tempo.
O placar do jogo foi aberto por Erick, do Ceará, aos 13. Aos 31, Calebe empatou, mas Caique colocou o Alvinegro na frente mais uma vez aos 34. Logo quando a bola rolou na etapa final, Titi ampliou e Lucero descontou aos 19 para fechar o placar.
Enquanto isso, no Recife, o Sport recebeu o ABC no jogo que pôs frente a frente os 2 melhores ataques do país, com somados 99 gols marcados até então nesta temporada. Mas o 100º saiu logo no 2º minuto de jogo, com Vágner Love abrindo o placar para os mandantes.
Mas uma forte chuva atingiu o Recife no intervalo do jogo e a drenagem do campo não aguentou. Assim, o 2º tempo começou com uma Ilha do Retiro inundada.
O ABC até marcou um gol impedido, mas o jogo acabou interrompido. Assim, a partida só continuou na noite da quinta (30), com o Sport segurando o Elefante e garantindo a vaga na final da Copa do Nordeste.
Chegou a hora de ir em busca da taça com tudo: #JuntosPeloTetra! 🏆 pic.twitter.com/Yy5FtQhIsa
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 30, 2023
A grande decisão
Agora, Sport e Ceará se enfrentam em jogos de ida e volta para decidir o novo campeão do Nordeste. O jogo de ida acontece no Castelão, enquanto a Ilha do Retiro será o palco da partida decisiva. É apenas a 2ª vez que o último jogo da final da Copa do Nordeste acontece no Recife – a outra foi no título do Sport sobre o Vitória em 2000.
E isso pode ser um diferencial para o Sport, que sonha com o tetracampeonato para se igualar à dupla Ba-Vi como maior campeão da história do Nordestão. Esta é a 7ª final da história leonina, com títulos em 1994, 2000 e 2014, e vices em 2001, 2017 e 2022.
O Ceará, por sua vez, está na 5ª final e quer igualar o número de títulos leoninos. O Vozão foi campeão do Nordeste em 2015 e em 2020, ambas sobre o Bahia. Mas o Alvinegro também tem 2 derrotas na final, a mais recente em 2021 e a outra em 2014, na única vez que Sport e Ceará fizeram a final da Copa do Nordeste.
Os jogos ainda não têm data confirmada pela CBF para acontecer, mas a expectativa é que as partidas sejam disputadas em 19 de abril e 3 de maio. Até o momento, a campanha do Sport tem 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota – para o próprio Ceará. Enquanto isso, o Vozão venceu 7, com 1 empate e 2 derrotas.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje