Copa do Nordeste

Nos pênaltis, Ceará vence o Sport é tri da Copa do Nordeste

Alvinegro segura resultado e, nos pênaltis, conquista o Nordestão pela 3ª vez na sua história Um jogo sofrido, onde a […]

Nos pênaltis, Ceará vence o Sport é tri da Copa do Nordeste - Jogadores de Sport e Ceará disputam para chegar primeiro na bola, que passa por cima deles

Foto: Rafael Vieira/FPF-PE

Alvinegro segura resultado e, nos pênaltis, conquista o Nordestão pela 3ª vez na sua história

Um jogo sofrido, onde a atuação não foi das melhores. Mas teve raça suficiente para buscar o resultado. O Ceará vence o Sport nos pênaltis por 4 a 2, após perder o tempo normal por 1 a 0, e é tricampeão da Copa do Nordeste.

A partida desta quarta-feira (3), na Ilha do Retiro, foi o jogo da volta da final do Nordestão. Na ida, o Alvinegro venceu o jogo no Castelão por 2 a 1. Com o 1 a 0, o Rubro-negro levou a partida para as penalidades, mas o Vozão se sobressaiu.

Luciano Juba marcou o gol do Sport no tempo normal. Nas penalidades, acabou perdendo a sua cobrança, assim como Gabriel Santos. Pelo Alvinegro, Guilherme Castilho perdeu.

Converteram para o Ceará Danilo Barcelos, Jean Carlos, Luvannor e Erick. Enquanto que, pelo Leão, Vagner Love e Sabino fizeram.

Com isso, o Ceará vence o Sport e é tricampeão da Copa do Nordeste. Antes, levantou a taça em 2015 e 2020, e agora voltou a erguer a “orelhuda”.

Taça da Copa do Nordeste, com fitas preta e branca de um lado, e preta e vermelha do outro, em um pedestal.
Taça da Copa do Nordeste 2023, que foi o tri do Ceará. Foto: Rafael Vieira/FPF-PE

Ceará vence o Sport nos pênaltis e é tricampeão da Copa do Nordeste

O jogo teve uma grande atmosfera na Ilha do Retiro. Precisando do resultado, o Leão se lançou ao ataque desde o início, sufocando a saída de bola do Vozão.

Aos 7 minutos, após erro do goleiro Richard, Jorginho bateu de primeira. Porém, o arqueiro se recuperou, espalmou e a bola foi no travessão. Na volta, a zaga cortou.

Aos 9, foi a vez de Vagner Love invadir a área e tentar 2 vezes, mas parou em Richard. A pressão seguiu e deu resultado.

Após cruzamento de Igor Cariús da esquerda, Danilo Barcellos cortou mal e Juba pegou de primeira, uma bomba para abrir o placar aos 26 minutos.

Assim, atrás do placar, o Vozão precisava se expor. Mas também sofreu novo susto aos 34, após saída errada de Richard e que Danilo Barcellos cortou de cabeça em cima da linha, antes de Jorginho.

Na 2ª etapa, a situação foi semelhante. Sport em cima e Ceará sofrendo. No 1º minuto, aproveitando rebote, quase Juba marca novamente e parou em boa defesa de Richard, com a perna.

O Ceará teve seu 1º grande lance no jogo só aos 9 minutos, quando Jean Carlos cruzou da esquerda e por muito pouco Vitor Gabriel não escorou para as redes.

Luciano Juba, do Sport, faz o gol e comemora pedindo calma
Ceará vence o Sport, mas sofreu os 90 minutos diante de um grande jogo do Leão. Foto: Rafael Vieira/FPF-PE

 

Mas o Sport não baixava o ritmo. Aos 12, Edinho cobrou falta com perigo e Richard espalmou para escanteio. Aos 18, Jean Carlos recebeu de Erick e bateu forte, com desvio, acertando a rede pelo lado de fora.

O Leão teve mais uma boa chance desperdiçada aos 24. Edinho cruzou, Felipinho chutou de primeira e, com desvio em Luiz Otávio, acertou o travessão. No rebote, do lado direito, Wanderson bateu e acertou a trave de novo.

Depois de um ritmo tão intenso, o jogo acabou ficando mais lento. Houve algumas finalizações de ambas as equipes, mas sem o mesmo perigo de antes. Assim, a decisão foi para os pênaltis.

Warley, do Ceará, conduz a bola pelo lado direito do campo da Ilha do Retiro, em jogo contra o Sport
Ceará vence o Sport em jogo muito intenso fisicamente. Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Ceará vence o Sport nos pênaltis

Nas penalidades, o jogo virou e o VAR foi importante já na 1ª cobrança. Renan defendeu a batida de Danilo Barcelos, mas o VAR avisou que o goleiro havia se adiantado e a cobrança voltou. Aí sim, Danilo converteu.

Na sequência, o herói do Sport no jogo, Luciano Juba, parou em boa defesa de Richard. Na sequência, Jean Carlos marcou pelo Vozão e Vagner Love pelo Rubro-negro.

Depois, foi a vez de Guilherme Castilho parar em defesa de Renan. A bola ainda bateu na trave depois do goleiro espalmar. Sabino bateu e empatou para o Leão.

Logo após, veio Luvannor e converteu. Aí Richard voltou a ser decisivo e defendeu a cobrança de Gabriel Santos.

Por fim, Erick cobrou o pênalti derradeiro e deu o tricampeonato do Nordestão Alvinegro. O Ceará vence o Sport por 4 a 2 nos pênaltis e leva o título.

Janderson, do Ceará, domina a bola pelo lado esquerdo do campo em jogo contra o Sport, na final da Copa do Nordeste
Ceará vence o Sport e leva o título da Copa do Nordeste pela 3ª vez na sua história. Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Próximo jogo do Sport

O Rubro-negro volta a campo no próximo domingo (7), quando receberá o Guarani na Ilha do Retiro, às 19h, pela Série B.

Próximo jogo do Ceará

Enquanto isso, o Vozão joga também no domingo, mas pega a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, às 11h, também pela Série B.

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.

COMPARTILHE

Bombando em Copa do Nordeste

1

Copa do Nordeste

Sport vence jogo interrompido e final do Nordestão 2023 está definida

2

Copa do Nordeste

Semifinal da Copa do Nordeste: Ceará vence Fortaleza e Sport x ABC é adiado por causa das chuvas

3

Copa do Nordeste

Veja os duelos das quartas de final da Copa do Nordeste 2023 após o fim da fase de grupos

4

Copa do Nordeste

Copa do Nordeste tem últimos classificados e grupos definidos

5

Copa do Nordeste

Após atentado contra ônibus, Bahia vence Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste