Mineiros não se acharam no jogo e perderam por 3-0 para turcos
Não foi dessa vez que veio o pentacampeonato do Sada Cruzeiro no Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. Nesta sexta-feira (8), o time mineiro perdeu por 3 sets a 0 para o Halkbank Kulübü, da Turquia, e acabou eliminado ainda na 1ª fase do torneio. A derrota dura veio com parciais de 26-24, 25-18 e 28-26. Para avançar e eliminar os turcos, os brasileiros precisariam ter vencido ao menos dois sets.
Os destaques do jogo foram o ponteiro francês Earvin N’Gapeth, com 16 pontos, o oposto holandês Nimir Abdel-Aziz, com 15 pontos, , e o ponteiro canadense John Gordon Perrin, com 13. Do lado brasileiro, só um jogador dois dígitos, com o melhor pontuador, Miguel López, parando em 12.
✅ FIM DE JOGO!
🏐 🔵 HALKBANK SPOR 3×0 SADA CRUZEIRO ⚪
➡️ (26×24, 25×18, 28×26)
🏆 Mundial de Clubes Masculino pic.twitter.com/9ggCEZD4VO— Portal Vôlei Brasil 🏐🇧🇷 (@portal_volei) December 8, 2023
Sada Cruzeiro x Halkbank Kulübü
O jogo começou equilibrado, com a igualdade se mantendo até o 11-11, mas o Sada Cruzeiro mostrava força nas bolas de ataque e conseguiu abrir 17-13. Mas os turcos forçaram o saque e contaram com o pontos do ponteiro francês Earvin N’Gapeth para anular o jogo mineiro e buscar o empate em 22-22. Crescendo no fim, ele s ainda perderam um set point antes de fechar em 26-24.
O 2º set começou com placares próximos mais uma vez. E a lei do ex pesou, porque o ponteiro canadense John Gordon Perrin, ex-Sada Cruzeiro, voltou bem para abrir 11-8 para o time turco. E a partir daí, a vantagem só aumentou, parte pela grande atuação do Kulübü, parte pelo nervosismo dos celestes, que batiam cabeça e não conseguiam acertar o jogo. Assim, o placar foi a 16-11, 20-14, 22-15 e 24-16, antes de fechar em 25-18.
No 3º set, mais um início equilibrado até o peso dos ataques turcos fazer a diferença mais uma vez e transformar o 8-8 em 11-8. E o Sada Cruzeiro seguiu sem poder de reação, errando individual e coletivamente para ver a vantagem se consolidar em 20-15. Os brasileiros reagiram no saque de Rodriguinho, buscando o 20-18. Depois, os turcos chegaram ao match point no 24-21, mas o Sada buscou o empate. Mas, no fim, não foi suficiente, vitória turca em 28-26 e eliminação brasileira.
O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino
Além do Sada Cruzeiro, outro time mineiro disputa o Mundial. Trata-se do Itambé Minas, que saiu da fase de grupos com uma vitória e uma derrota. Caso o favorito Perugia vença algum set sobre o Defender, hoje às 12h, o Minas avança. O Cruzeiro é tetracampeão e busca o penta, marca só alcançada pelo Trentino, da Itália. As duas equipes brasileiras também estiveram no último Mundial, disputado em Betim-MG, com os cruzeirenses terminando com o bronze, uma posição à frente dos minastenistas.
As vagas da dupla foram confirmadas via Sul-Americano de Vôlei, torneio que tem o Cruzeiro como atual campeão, sobre o Minas, vice. Assim, eles garantiram as vagas, ao lado de Ahmedabad Defenders, campeão nacional da Índia, país-sede; Suntory Sunbirds, do Japão, campeão asiático; e os semifinalistas europeus Halkbank Spor Kulübü, da Turquia, e Sir Safety Susa Vim Perugia, da Itália. Os finalistas da última Champions League, Zaksa e Jastrzębski Węgiel (ambos da Polônia) desistiram do torneio.
Agora, com a fase de grupos finalizada, os times voltam o foco às semifinais, que acontecem já neste sábado (9), véspera da final. Classificado em 1º na chave, os Sunbirds enfrentam o 2º time do grupo A, que deve ser o Minas, enquanto os turcos jogam contra os líderes da outra chave, posição que deve ser do Perugia.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje