Time larga na liderança do grupo que também tem México e Cuba
O Brasil estreou com o pé direito na disputa masculina do vôlei dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Contra a Colômbia, a Seleção Brasileira dominou todo os sets, conseguiu uma atuação irretocável tanto no ataque, quanto na defesa e não deu espaços para os adversários. Assim, estreia com vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25-50, 25-17 e 25-10.
Os principais destaques brasileiros no jogo foram os jovens. O oposto Darlan Souza, de 23 anos, foi melhor pontuador do jogo com 16 bolas na quadra colombiana, sendo cinco aces; e o ponteiro Adriano também fez a diferença no saque, com bons serviços e três aces para ser o 2º melhor pontuador, com 10. Isso além de grandes atuações do levantador Matheus Brasília e do capitão Otávio Pinto.
🔢 Pontuação Geral | 🇧🇷 Brasil #VoleiNaCazeTV
🇧🇷 Darlan Souza: 16 Pontos: (9A | 2B | 5S)
🇧🇷 Adriano Xavier: 10 Pontos: (7A | 0B | 3S)
🇧🇷 Otávio Henrique: 09 Pontos (4A | 4B | 1S)
🇧🇷 Judson Nunes: 08 Pontos (7A | 1B | 0S),
🇧🇷 Henrique Honorato: 07 Pontos (5A | 1B | 1S)
🇧🇷 Matheus… pic.twitter.com/O2ChKmepbT— Portal Vôlei Brasil 🏐🇧🇷 (@portal_volei) October 30, 2023
Brasil x Colômbia
O jogo começou bem equilibrado, com dois times tendo dificuldade para abrir vantagem no placar. Mas o Brasil encontrou o seu volume de jogo no saque de Adriano e abriu 19-14. A Colômbia tentou esboçar uma reação com Piza e Riascos e conseguiu diminuir a desvantagem, mas o treinador brasileiro, Juba, parou o jogo no 20-18 e o time embalou para fechar em 25-20 em uma bolaça de Adriano.
O 2º set começou com um time brasileiro mais instável, cedendo muitos pontos em erros para os colombianos. Assim, os adversários abriram 6-2 e o Brasil demorou para conseguir reagir. Foi num ataque de Adriano que veio o empate em 13-13 e foi num ataque de Darlan que veio a virada em 14-13. A partir dali, Darlan colocou o set no bolso e conduziu o time para fechar em 25-17, com uma bomba de Honorato na última bola.
O Brasil entrou muito dominante no 3º set, sem dar chances à Colômbia. O time verde-amarelo tinha ataques muito potentes e uma defesa que encaixava todas as bolas. O serviço de Adriano seguiu funcionando e o Brasil engatou cinco pontos para abrir 12-4 no 10º ace do time no jogo (foram 12). E a vantagem voltou a disparar no saque de Darlan, com seis pontos seguidos para o 20-6. Assim, fechar em 25-10 em uma bola de Felipe Roque no fundo de quadra ficou fácil.
O vôlei nos Jogos Pan-Americanos
A Seleção Brasileira é a maior campeã do vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos, mas já vive um jejum. O time venceu as disputas de 2007 e 2011, no Rio de Janeiro e em Guadalajara, mas ficou com a prata em Toronto 2015 e com o bronze em Lima 2019 – ambas ganhas pela Argentina, que vem de vitória história sobre os brasileiro nos Campeonato Sul-Americano, em agosto, no Recife.
Para a disputa, o Brasil veio com vários jogadores que estiveram naquele torneio, como Otávio, Adriano, Honorato, Felipe Roque, Judson e Maique, além de Darlan Souza, que foi o principal destaque do time no Pré-Olímpico, disputado no Rio de Janeiro, no início de outubro.
Na fase de grupos, a equipe verde-amarela volta à quadra às 13h30 desta terça-feira (31), contra o México. Depois, fechando a 1ª fase, o Brasil joga contra Cuba, às 10h30 da quarta-feira. Caso consiga a liderança do grupo, como aconteceu com o time feminino, a equipe pula as quartas de final, descansa na quinta e só volta às quadras para a semi, já na sexta-feira, véspera das decisões das medalhas.
Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje