Palmeiras

Do Palestra Itália aos dias de hoje: saiba tudo sobre o Palmeiras, um dos clubes mais vitoriosos do país

VERDÃO TEM UMA RICA HISTÓRIA NO FUTEBOL BRASILEIRO Quando listamos os times brasileiros mais vitoriosos e mais importantes de todos […]

Título brasileiro do Palmeiras em 1972 - Palestra Itália

Foto: Divulgação/Palmeiras

VERDÃO TEM UMA RICA HISTÓRIA NO FUTEBOL BRASILEIRO

Quando listamos os times brasileiros mais vitoriosos e mais importantes de todos os tempos, o Palmeiras não pode ficar de fora. Desde o Palestra Itália a equipe paulista tem longa tradição no futebol do seu estado e do país.

Neste artigo, vamos entender a importância do Palmeiras para o futebol brasileiro, relembrando os grandes feitos do clube dentro de campo e os fatos históricos que mudaram a cara do time.

De Palestra Itália para Palmeiras

O clube foi fundado no dia 26 de agosto de 1914. Entretanto, o nome original era Palestra Itália e as cores eram vermelho, branco e verde. As cores foram uma referência à Itália, país que foi homenageado na criação do time.

Não demorou muito para o Palestra Itália se firmar como uma das grandes equipes do estado de São Paulo. O primeiro título do Campeonato Paulista foi comemorado em 1920. O clube voltou a ser campeão em 1926, 1927, 1932, 1933, 1934, 1936 e 1940.

Em 1942, ele foi obrigado a mudar de nome, por causa da Segunda Guerra Mundial. Como o Brasil declarou guerra aos países do eixo (Alemanha, Japão e Itália), o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, determinou que várias instituições no país que faziam alusão a um dos países do eixo mudassem de nome.

O Palestra Itália foi uma delas. Assim, o clube passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras. Mas não foi só isso. O time também tirou a cor vermelha, passando a ser alviverde, ou seja, verde e branco.

Palmeiras virou gigante brasileiro depois dos anos 1950

A mudança de nome e de cores do Palmeiras não trouxe nenhuma consequência para o clube dentro de campo. Mas como ele cresceu no cenário nacional depois dos anos 1950, as maiores conquistas vieram já com o nome Palmeiras.

A primeira delas foi a Copa Rio Internacional, em 1951, já sem se chamar Palestra Itália. Na época, a competição foi chamada de Torneio Internacional de Clubes Campeões. E em algum momento, a própria Fifa reconheceu aquele torneio como sendo um Mundial de Clubes.

O problema é que a Fifa já mudou de opinião outras vezes. Mas se a Copa Rio de 1951 for considerada de fato um Mundial de Clubes, o Palmeiras não é um clube sem título mundial, como acusam os torcedores rivais.

As academias que entraram para a história do Alviverde

Nos anos 1960, o Palmeiras teve uma geração de craques jogando juntos. Ademir da Guia e Djalma Santos marcaram época no clube. A equipe ganhou o apelido de Academia de Futebol por causa da “aula” que dava aos adversários. Na década de 70, foi formada uma segunda academia no Palestra Itália.

E, durante quase 20 anos, o clube ganhou títulos importantes no cenário nacional. O Campeonato Brasileiro foi conquistado pela primeira vez em 1961. Depois, vieram os títulos de 1967, 1969 e 1973.

Palmeiras viveu anos de ouro na década de 1990

Após o fim das Academias de 1960 e 1970, o Palmeiras viu as glórias nacionais ficarem adormecidas até os anos 1990. Foi nesse período que o clube voltou a ter grandes craques no elenco, como Rivaldo, Edmundo, Djalminha, Arce, Cafu, Roberto Carlos, Mazinho, Oséas, Paulo Nunes, Zinho e Alex.

Foto: Divulgação/Palmeiras

E foi assim que, depois de 20 anos, o Palmeiras voltou a ser campeão brasileiro, em 1993, e bicampeão, em 1994. Em 1999, o clube foi campeão da Taça Libertadores pela primeira vez. Um ano antes, em 1998, o Alviverde foi campeão da Copa Mercosul.

Foto: Divulgação/Palmeiras

Verdão passa por mais um renascimento

Sem os craques da década de 1990, o Palmeiras voltou a ficar um período distante das conquistas nacionais, embora continuasse sendo uma potência no estado de São Paulo.

O clube sofreu na Série A, sendo rebaixado duas vezes, em 2002 e em 2012. Nas duas vezes, conseguiu voltar para a elite do futebol brasileiro no ano seguinte. E nos dois casos, como campeão da Segunda Divisão.

O time foi campeão da Copa do Brasil de 2012, mas o rebaixamento no Brasileiro tirou o brilho da conquista. A situação mudou radicalmente em 2020, quando o clube deu início a mais um ciclo de conquistas importantes dentro de campo.

Antes das taças, veio o patrimônio. O Palmeiras construiu uma moderna arena, o Allianz Parque. O estádio vive cheio e a equipe conseguiu patrocínios que garantem recursos altos para o clube. A consequência em campo foi muito positiva.

O Palmeiras, que só tinha uma Libertadores em toda a sua história, foi campeão dois anos seguidos, em 2020 e em 2021, além de ter sido campeão da Recopa Sul-Americana, em 2022.

No Campeonato Brasileiro, foram três títulos em seis anos: 2016, 2018 e 2022. O Verdão também foi vencedor da Copa do Brasil, em 2015 e em 2020. Para o Brasileiro deste ano, o Palmeiras é um dos favoritos ao título de novo e faz valer a história do Palestra Itália.

Palmeiras Campeão Brasileiro 2022

 

COMPARTILHE

Bombando em Palmeiras

1

Palmeiras

Palmeiras apresenta proposta oficial por Bruno Henrique, em fim de contrato com o Flamengo

2

Palmeiras

Palmeiras encaminha acerto com Aníbal Moreno, volante do Racing

3

Palmeiras

Ainda com 100% de aproveitamento, brasileiras dominam semifinal da Libertadores Feminina

4

Palmeiras

Libertadores Feminina tem quartas de final definidas, com três brasileiros na disputa

5

Palmeiras

Palmeiras com outro patrocinador? Leila Pereira pode aceitar a partir de 2025; entenda