Conheça mais sobre a potência que se tornou o Sada Cruzeiro no vôlei
“Existe um grande clube na cidade”. É assim que começa o hino oficial do Cruzeiro. O hino está se referindo ao time de futebol, mas bem que também poderia ser do Sada Cruzeiro, um time de vôlei que faz história no país.
O time é jovem e vencedor desde os primeiros anos de vida. É, indiscutivelmente, uma potência do vôlei brasileiro. Continue lendo este texto do Jogo Hoje e saiba tudo sobre o Sada Cruzeiro.
O surgimento da equipe
Antes de falar sobre as conquistas do Sada Cruzeiro, vamos contar um pouco sobre o surgimento da equipe. Por sinal, nem faz tanto tempo assim. Afinal, o time foi fundado no dia 14 de junho de 2006. Inicialmente, com o nome Associação Esportiva Sada Vôlei.
A equipe surgiu por meio de uma parceria entre a prefeitura da cidade mineira de Betim e o grupo Sada. Logo no início, conseguiu bons resultados. Dois anos depois, em 2008, foi campeão mineiro pela 1ª vez.
Mas não foi só isso. Os públicos do Sada Vôlei eram considerados muito bons. Por jogo, cerca de 4.500 pessoas assistiam às partidas da equipe. Dessa forma, esse número, para um time brasileiro e ainda mais criado recentemente, passou a chamar a atenção no país.
Em parceria inédita, Sada Vôlei virou Sada Cruzeiro
Muitos fatos relevantes aconteceram para que o promissor Sada Vôlei se transformasse em uma potência brasileira do esporte. Um deles foi a parceria inédita com o Cruzeiro, anunciada em janeiro de 2009.
A 1º mudança foi feita no nome do clube, que agora passaria a se chamar Sada Cruzeiro Vôlei. Já a 2ª foi feita no endereço, uma vez que a sede do Sada e o centro de treinamento foram levados para o Parque Esportivo do Cruzeiro, em Belo Horizonte.
A parceria com o Cruzeiro deu maior visibilidade ao Sada, além de maior capacidade de investimento. Assim, com mais dinheiro para montar o elenco, o time acertou uma contratação que fez o clube mudar de patamar.
Mas se engana quem acredita que foi a contratação de um grande atleta. Na verdade, o nome em questão foi de um técnico: o argentino Marcelo Mendez, que comandou vários clubes europeus e a seleção espanhola, recebeu a missão de reformular o elenco. Inclusive, missão concluída com sucesso.
Foi Marcelo Mendez quem trouxe para o Sada Cruzeiro o oposto Wallace de Souza e o levantador William Arjona. Esses 2 atletas acabaram se consolidando como os principais nomes do clube.
“Campeão de tudo” no vôlei
As conquistas em quadra não demoraram a acontecer. Primeiro, as menos importantes, como o Campeonato Mineiro de 2008. Pouco tempo depois, vieram títulos mais expressivos. Inclusive, somente na temporada 2011/2012, o clube ganhou o Campeonato Mineiro, a Superliga – Série A e o Sul-Americano de Clubes.
Na temporada 2013/2014, vieram mais títulos. Além do Campeonato Mineiro, o Sada Cruzeiro faturou o Mundial de Clubes. É importante frisar que esse Mundial teve a participação de clubes gigantes europeus.
Um desses gigantes era o Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, campeão da Liga dos Campeões da Europa, temporada 2012/2013. Foi esse time que enfrentou o Sada Cruzeiro na final. A equipe brasileira venceu a decisão por 3 sets a zero (20/25, 19/25 e 20/25). Assim, se tornou o 1º clube fora da Itália a conquistar o Mundial de Clubes.
Em seguida, a equipe conquistou o 4º título mineiro consecutivo. Além disso, o 3º título da temporada foi a Copa Brasil de Voleibol. Depois, mais taças.
O Sul-Americano de Clubes (2013-14), em Belo Horizonte (MG), foi o 4º título da temporada. Perdeu as contas? Espera aí, que tem mais. A 5ª conquista do ano foi a Superliga – Série A. A competição é a mais importante do calendário brasileiro.
O Sada Cruzeiro tem hoje 4 títulos do Mundial de Clubes, 7 da Superliga – Série A, 1 título da Superliga – Série B, além de 5 Supercopas brasileiras e 14 Campeonatos Mineiros. Detalhe: o clube é 13 vezes campeão mineiro de forma seguida. Sim, desde 2010.
Sada Cruzeiro investe nas categorias de base
Uma das razões para o sucesso do Sada Cruzeiro é o investimento nas categorias de base. Frequentemente, o centro de treinamento do clube recebe jovens atletas de vôlei. Lá, eles encontram estrutura de trabalho em um patamar superior para a realidade do Brasil.
E o Sada Cruzeiro tem o retorno que espera. Isto porque antes desses atletas subirem para o time profissional, já se acostumaram a participar de uma rotina vencedora no vôlei do país.
O time tem 3 títulos mineiros na categoria juvenil (16 e 17 anos), 1 título mineiro sub-15 e 1 título mineiro sub-16.