Fora de Campo

Regras do boxe: conheça as principais exigências do esporte

Um dos esportes mais populares do mundo,  você conhece as regras do boxe? Há muitos anos essa arte marcial conserva […]

Brasileiro Robson Conceição - regras do boxe

Foto: Divulgação/Top Rank

Um dos esportes mais populares do mundo,  você conhece as regras do boxe? Há muitos anos essa arte marcial conserva uma legião de admiradores em todo o planeta. Mas apesar do interesse das pessoas pelas lutas, talvez muita gente não conheça as regras do esportes.

LEIA MAIS: Maior boxeador de todos os tempos: saiba quem é

O objetivo do boxe é muito claro: dois lutadores entram no ringue e precisam vencer o adversário trocando socos. A vitória pode ser por nocaute, ou seja, se um dos dois não conseguir ficar em pé, ou por pontos.

Mas não é tão simples assim. Porque existem várias proibições em torno das lutas. É um conjunto de normas que devem ser seguidas pelos boxeadores.

Cuidado com o golpe baixo: os cuidados na hora de tentar derrubar o rival

A luta de boxe acontece com as mãos. Mas não é qualquer tipo de golpe que é permitido. Longe disso. Para começar, não é permitido dar algum soco que não seja com as mãos Além disso, o soco não pode ser com a mão aberta.

Também não pode socar qualquer área do adversário. O soco não pode atingir qualquer parte que fique abaixo da cintura. Também não é permitido socar nuca, pescoço, o rim ou as costas do rival.

Outra coisa terminantemente proibida é socar o adversário enquanto ele estiver no chão. Também não é permitido tentar dar um soco no rival antes que o árbitro autorize o recomeço da luta.

Do nocaute aos pontos: como fazer para ganhar uma luta

Há muitas maneiras de o boxeador ser declarado o vencedor da luta de acordo com as regras do boxe. A mais empolgante, que deixa os espectadores mais animados, é o nocaute. Ou seja, quando um dos lutadores cai no chão e não consegue se levantar após dez segundos.

Há um segundo tipo de nocaute. Acontece quando um lutador é atingido por uma sequência de duros golpes e não reage. Mesmo sem ter caído no chão, ele não tem condições de continuar lutando. Se o árbitro chegar a essa conclusão, encerra a luta.

A luta pode ser encerrada também por desistência de um dos lutadores. Para que isso aconteça, o técnico desse lutador joga uma toalha no ringue. De tão forte, o gesto popularizou o termo “jogar a toalha” em outros esportes, sempre que se faz referência a uma desistência.

Quando a luta termina com os dois lutadores em pé e, portanto, sem um nocaute, o vencedor será decidido pelos juízes, que analisam o desempenho dos lutadores durante o combate. Quem conseguir os melhores golpes, será o vencedor.

De 10×9 a 10×6: a pontuação do boxe

O desempenho dos lutadores é avaliado a cada round. Afinal, é impossível saber se haverá ou não nocaute. Se não houver, é preciso definir o vencedor por pontos.

Os juízes avaliam se algum boxeador dominou o round, se algum dos dois conseguiu mais golpes e se os golpes foram mais ou menos fortes. Também é observado se algum dos dois fugiu do combate, ou se cometeu faltas. Após essa análise segundo as regras do boxe, são atribuídas pontuações para cada lutador, que variam de 10×9 a 10×6.

Um 10×9, por exemplo, significa que o round foi extremamente equilibrado e que um dos lutadores conseguiu uma vantagem mínima. Por outro lado, um 10×7 significa domínio total de um dos pugilistas. Mas e se a pontuação atribuída for 10×6? Bom, neste caso, o domínio foi tão grande que a luta é encerrada.

Cruzado, direto e mais: os golpes nas regras do boxe

Existem basicamente seis tipos de golpe nas regras do boxe. O número é limitado por causa da exigência de que os socos devem ser dados com a mão fechada.

O golpe direto é o mais forte de todos. O lutador usa a mão de trás da guarda. Quando acerta o adversário com força, geralmente consegue a queda.

O cruzado é parecido, mas acerta a parte lateral da cabeça do adversário. Também pode ser muito forte. O gancho parece com o cruzado, mas muda o movimento que o lutador faz.

O jab já é bem diferente. É um soco com a mão de frente da guarda. Costuma ter menos força, mas é mais rápido, o que pode pegar o rival de surpresa. O Uppercut é um golpe feito de baixo para cima, com o objetivo de acertar o queixo do adversário.

Boxe profissional x boxe olímpico: as diferenças entre os dois

Bia Ferreira - Boxe olímpico - regras do boxe
Jogos Olímpicos Tóquio 2020 – Disputa da semifinal do boxe com a atleta Beatriz Ferreira do Brasil na Arena Kokugikan Foto: Miriam Jeske/COB

O boxe olímpico também é extremamente popular, mas tem diferenças significativas em relação ao profissional. A começar pela quantidade de rounds.

No profissional, as lutas podem durar até 12 rounds, cada um com três minutos de duração. No boxe amador, as lutas duram apenas três rounds, cada um com três minutos. 

A quantidade de juízes também é diferente. São 3 no profissional e 5 no olímpico. Por fim, as lutas do boxe profissional costumam  ser mais estudadas.

No boxe olímpico, devido ao pouco tempo, os pugilistas costumam tentar um nocaute logo no começo. Portanto, as lutas são mais intensas.

COMPARTILHE

Bombando em Fora de Campo

1

Fora de Campo

Fifa pode indenizar Al Hilal por lesão de Neymar

2

Fora de Campo

COI aprova inclusão de cinco novos esportes em Jogos Olímpicos de 2028

3

Fora de Campo

Palmeiras com outro patrocinador? Leila Pereira pode aceitar a partir de 2025; entenda

4

Fora de Campo

Fórmula 1 e Pirelli renovam contrato de fornecimento de pneus até 2027

5

Fora de Campo

Com atraso da 777 Partners, Vasco vive indefinição sobre gestão