Acidente aconteceu horas após derrota do time na Champions League
A jovem oposta Julia Ituma, de apenas 18 anos, era considerada umas das maiores promessas do voleibol europeu na atualidade, mas a jogadora italiana morreu nesta quinta-feira (13), ao cair da janela do hotel em que estava hospedada em Istambul, capital da Turquia.
Jogadora italiana morreu na Turquia
Julia Ituma era o principal destaque da Seleção Italiana Sub-21 e já tinha declarado o seu sonho em vestir a camisa da seleção principal, algo que nunca chegou a acontecer. Ela defendia o Novara e estava na Turquia com o elenco após a derrota por 3 sets a 0 para o Eczacıbaşı, no jogo de volta da semifinal da Champions League, que aconteceu nesta quarta (12).
Assim, a queda na qual a jogadora italiana morreu aconteceu poucas horas após o seu último jogo. Segundo as autoridades turcas, as circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas. Após a confirmação da morte de Julia, o Igor Gorgonzola Novara divulgou uma nota lamentando o falecimento de Julia Ituma.
“Igor Volley comunica com profunda dor e emoção o falecimento prematuro da jogadora de vôlei italiana Julia Ituma. A tragédia teria ocorrido nas primeiras horas do dia e a polícia turca está investigando a dinâmica do ocorrido. Igor Volley deseja expressar suas condolências e participação na dor da família e entes queridos de Julia. O clube e todos os seus membros, com o coração partido pela perda, manterão um silêncio respeitoso sobre o assunto até o resultado da investigação”.
Julia Ituma tinha 18 anos, jogou no Club Italia de 2019 a 2022 e estava no Novara, sua primeira temporada em uma grande equipe. Seu sonho era representar a seleção adulta da Itália e foi campeã mundial com a seleção sub21 em 2021. Descanse em paz, Julia 🕊️pic.twitter.com/uVlmsAN2zv
— Vôlei Alternativo (@voleialter) April 13, 2023
Julia Ituma
A Federação Italiana de Vôlei (Fipav) também se pronunciou depois que a jogadora italiana morreu. O presidente da entidade, Giuseppe Manfredi, lamentou o ocorrido. “Estamos todos consternados com esta tragédia que afeta não só o mundo do voleibol, mas todo o esporte italiano”.
Ele continuou. “Hoje lamentamos a perda, não só de um grande talento, mas sobretudo de uma menina maravilhosa de 18 anos que vimos crescer de perto no Club Itália, temporada após temporada. Meu primeiro pensamento vai para a família de Julia, a quem envio minhas mais profundas condolências e garanto que a Federação Italiana de Voleibol fornecerá o máximo apoio”.
O Club Itália citado por Manfredi foi o palco dos primeiros passos de Julia Ituma no voleibol profissional. A equipe, bancada pela federação, trabalha com o intuito de revelar jogadoras para o voleibol do país, algo parecido com o que José Roberto Guimarães faz à frente do projeto do Barueri na Superliga Brasileira.
Nessa equipe, ela conseguiu destaque e virou presença frequente na base da Seleção Italiana, onde era vista como uma das suas maiores promessas. Nesta temporada, ela se transferiu para o Novara, tendo sua 1ª experiência em uma grande equipe.
Ituma era reserva imediata de Ebrar Karakurt, uma das melhores opostas da atualidade, mas vinha entrando em todos os jogos do time. Na partida de eliminação da Champions, inclusive, ela atuou em todos os 3 sets do jogo. Agora, a jogadora italiana morre e a Fipav já confirmou que todas as partidas de vôlei na Itália até o fim desta semana terão 1 minuto de silêncio em sua homenagem.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje