Mineiros se enfrentam na manhã deste domingo
A manhã do domingo reserva a 1ª taça da temporada 2022/23 do vôlei brasileiro. No Recife, Sada Cruzeiro e Itambé Minas reeditam a última final de Superliga para decidir o título da Supercopa do Brasil de Vôlei.
E as equipes encerraram a preparação para a partida nesta manhã, com treinos abertos no palco do jogo, o ginásio Geraldão, na capital pernambucana.
Cruzeiro e Minas
Primeiro, o time do Cruzeiro realizou um trabalho tático sob comando do treinador Filipe Ferraz. Depois, foi a vez do time do Minas. Sob comando de Nery Tambeiro, o grupo fez um trabalho parecido, em disputa de titulares contra reservas.
Um destaque ficou para a ausência do oposto Leandro Vissotto, do Minas. O jogador tinha participado normalmente do treino da sexta-feira, mas foi poupado e ficou fazendo trabalhos físicos em quadra. Mas, segundo o próprio jogador, ele não preocupa para a partida.
Dessa vez, o trabalho também foi acompanhado por torcida. Jogadores da comunidade do vôlei no Recife foram convidados a acompanhar os treinos, que também tiveram alguns poucos torcedores paramentados com roupas do Cruzeiro.
Expectativas em alta
Com grande expectativa de público no Geraldão, o jogo deve virar uma grande festa. Ao menos, é o que espera o treinador minastenista, Nery Tambeiro.
“Vai ser uma grande festa. Os dois times vieram se confrontar, merecedores, o Minas campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro, da Superliga. Quem ganha com isso são os amantes do voleibol. É lógico que o Minas vai brigar com tudo que tem para estar no lugar mais alto do pódio. Mas independente de qualquer coisa, vai ser uma grande festa, eu espero, porque o Brasil precisa disso”, afirmou.
Ele também comentou sobre o jogo. “Ganhar do Cruzeiro não é tarefa fácil nem para o Minas, nem para ninguém. É um time montado para ganhar todos os títulos que disputar. Mas o Minas está bem preparado, dentro de quadra que as coisas se resolvem. Não posso falar de segredos, e mesmo se tivesse, não posso, teria que guardar para amanhã. Mas é botar o coração, estar tranquilo para tomar as melhores decisões lá dentro”, garantiu Nery.
🏐Os treinadores de Minas e Cruzeiro também falaram das expectativas para a Supercopa de Vôlei.
Tanto Filipe Ferraz, do Cruzeiro, quanto Nery Tambeiro, do Minas, esperam um jogo duro pela frente, mas também com uma grande festa no Geraldão. pic.twitter.com/tyZ9RUoNBB
— Vítor Aguiar (@SagVitor) September 24, 2022
E no Cruzeiro…
Para Filipe Ferraz, não é muito diferente. O técnico do Cruzeiro ressaltou a dificuldade imposta pelo grande adversário e o ajuste que o time ainda busca nesta temporada recém-iniciada.
“Não tem receita, é bastante trabalho, comprometimento do grupo. A gente teve pouco trabalho, uma semana só com os atletas que chegaram da Seleção, três atletas nossos na Seleção Brasileira (Wallace, Rodriguinho e Lucão) e uma Cubana, o Lopez. Então a gente precisa se encontrar ainda, é um processo, leva um pouco de tempo, mas para esse jogo de amanhã, a gente vai fazer um grande espetáculo”.
Até o momento, o Cruzeiro venceu os três jogos que fez pelo Campeonato Mineiro. Assim, Filipe analisou a importância dessa boa largada. “A ideia é sempre essa. O Campeonato Mineiro serve como um preparativo para nós, ajustar o time, fazer com que o time cresça dia a dia. A gente acredita que o time está caminhando bem para ir evoluindo”.
A Supercopa de Vôlei
O torneio, organizado pela CBV, é uma final em jogo único entre o vencedor da última Superliga (Cruzeiro) e o último campeão da Copa do Brasil (Minas Tênis Clube). Mas, coincidentemente, a partida também é uma reedição da final da última edição da Superliga.
Naquela oportunidade, a Raposa venceu os minatenistas por 2-1 na série melhor de três. Mas o Minas vai tentar a revanche às 10h deste domingo, no ginásio Geraldão, no Recife.