Fora de Campo

Aston Martin anuncia Alonso como substituto de Vettel na Fórmula 1

Espanhol deixa Alpine após dois anos Apenas quatro dias depois do anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel, a Aston Martin já […]

Fernando Alonso, da Alpine, é o novo piloto da Aston Martin na Fórmula 1

Divulgação/Alpine F1

Espanhol deixa Alpine após dois anos

Apenas quatro dias depois do anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel, a Aston Martin já sabe quem substituirá o tetracampeão do mundo na temporada 2023. Trata-se de Fernando Alonso. O espanhol, bicampeão da Fórmula 1 deixa a Alpine após dois anos para abraçar o projeto inglês.

Curiosamente, essa não é a 1ª vez que acontece uma troca entre Vettel e Alonso. Antes, em 2015, o espanhol deixou a Ferrari para a chegada do alemão. Os dois, inclusive, protagonizaram grandes embates nos tempos do tetracampeonato de Sebastian.

Piloto Fernando Alonso em carro da Alpine em 2021
Alonso já passou por Minardi, Renault (e Alpine), McLaren e Ferrari – Divulgação/Alpine F1

Alonso na Aston Martin

O anúncio da contratação de Fernando Alonso foi anunciado nas primeiras horas desta segunda-feira, apenas um dia depois do GP da Hungria, onde Alonso foi 8º e Vettel, 9º. O espanhol assinou um contrato de duas temporadas, com opção de renovação para um terceiro ano.

Assim, ele segue na F1 até pelo menos os 43 anos. Nome mais experiente da categoria e com status de ajudar bastante no desenvolvimento dos carros pelas equipes por onde passou, ele chega à Aston Martin para fortalecer o projeto de Lawrence Stroll, que investe pesado para ter uma equipe de ponta.

Então, Fernando Alonso vai correr ao lado do filho do patrão, o canadense Lance Stroll. Também não será a 1ª vez de Alonso ao lado de um piloto mais jovem, papel que ele já vinha cumprindo na Alpine, com Esteban Ocon.

O número 14 também comentou sobre essa troca: “A Aston Martin está claramente aplicando a energia e o compromisso para vencer e, portanto, é uma das equipes mais empolgantes da Fórmula 1 hoje. Vi como ela atraiu sistematicamente grandes pessoas com pedigrees vencedores e percebi o enorme compromisso com novas instalações e recursos em Silverstone“.

Ele continuou: “Ninguém na Fórmula 1 hoje está demonstrando uma visão maior e um compromisso absoluto com a vitória, e isso faz com que seja uma oportunidade realmente empolgante para mim“.

Pilotos Fernando Alonso e Sebastian Vettel, em 2013
Alonso substitui Vettel no icônico carro do 007 – Divulgação/F1

E a Alpine?

A renovação com Fernando Alonso também estava na pauta da Alpine, mas sua 3ª passagem pelo Renault foi terminada um pouco mais cedo. Isso porque Alonso não gostou da indefinição da equipe em torno do seu nome – e esse teria sido um dos vários motivos para aceitar a proposta inglesa.

O bicampeão queria um contrato de dois anos com a equipe, mas a ideia dos franceses era renovar com ele por uma temporada para, então, substituí-lo pelo  australiano Oscar Piastri, campeão da Fórmula 2 em 2021.

Piastri faz parte da academia da Renault, mas o seu contrato prevê uma vaga na F1 até a próxima temporada. A Renault tentou realocá-lo em outra equipe, mas não vinha conseguindo, o que gerou uma indefinição sobre a 2ª vaga na Alpine.

Agora, a tendência natural é que Oscar Piastri seja o substituto de Fernando Alonso. E isso reabre a dúvida sobre a 2ª vaga da Williams Racing, onde o australiano era um dos favoritos à vaga.

Piloto de testes Oscar Piastri em carro da Alpine
Oscar Piastri é substituto natural de Alonso na Alpine – Divulgação/Alpine F1

A Aston Martin

Hoje, Fernando Alonso é o 10º colocado do Mundial de Pilotos, com 41 pontos ganhos. Ele vem de uma sequência de oito corridas na zona de pontuação – o que é a melhor sequência ativa entre todos os pilotos do grid.

Ele aparece 17 pontos atrás do companheiro de equipe, Ocon (8º), e 25 à frente do piloto que irá substituir, Vettel (14º). A Alpine também aparece com larga vantagem sobre a Aston Martin na disputa de construtores. Em 4º, os franceses têm 99 pontos, contra 20 dos ingleses, que aparecem em 9º.

COMPARTILHE

Bombando em Fora de Campo

1

Fora de Campo

Fifa pode indenizar Al Hilal por lesão de Neymar

2

Fora de Campo

COI aprova inclusão de cinco novos esportes em Jogos Olímpicos de 2028

3

Fora de Campo

Palmeiras com outro patrocinador? Leila Pereira pode aceitar a partir de 2025; entenda

4

Fora de Campo

Fórmula 1 e Pirelli renovam contrato de fornecimento de pneus até 2027

5

Fora de Campo

Com atraso da 777 Partners, Vasco vive indefinição sobre gestão