Sem brilho, o Sport venceu o Vera Cruz por 3 a 1, na tarde deste sábado, na Ilha do Retiro, pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano. Após um primeiro tempo ruim, o Rubro-negro voltou melhor para a etapa complementar após mexidas de Gustavo Florentín e marcou três vezes, com Jaderson, Flávio e Cristiano. Braga descontou para os visitantes nos acréscimos.
O jogo
O Sport teve um primeiro tempo pouco inspirado e mal criou. A única e boa chance foi logo no início, em ultrapassagem entre Sander e Juba, que Flávio sozinho desperdiçou cabeceio na pequena área. No mais, a equipe não conseguiu fazer o jogo fluir pelo meio, com Denner em nova jornada ruim, assim pela direita, com Ezequiel e Ray Vanegas encontrando dificuldades.
Por outro lado, o Vera Cruz tentou se defender para sair em velocidade. E conseguiu chances de contra-ataques, mas errou na execução das jogadas e praticamente não exigiu defesas de Mailson.
Segundo tempo
Insatisfeito com a atuação do primeiro tempo, Florentín fez três mudanças de uma vez: acionou Ewerthon, Blas Cáceres e Jaderson. E o Sport teve uma leve melhora, muito mais atrelada à atitude do que à mudança tática ou crescimento individual. O paraguaio, inclusive, deu mais presença ao ataque, aparecendo duas vezes: primeiro em chance na área, sendo interceptado pelo goleiro Ciriaco, e depois em chute de fora – que saiu fraco.
A melhora sutil, no entanto, mostrou-se suficiente para o Leão superar o Vera Cruz. Aos 24 minutos, Pedro Victor – lançado no segundo tempo – iniciou jogada pela intermediária, acionou Flávio na entrada da área, que fez o pivô para Ewerthon. Em profundidade, o lateral cruzou rasteiro e achou Jaderson no segundo pau, que só teve o trabalho de dar um carrinho para empurrar para o fundo dar redes.
Em desvantagem, o Vera Cruz tentou sair um pouco mais, mas esbarrou nas próprias limitações e no sistema defensivo leonino. Desta forma, coube ao Sport ir para cima e ampliar. O que não demorou muito: aos 32, em cobrança de falta, Juba acertou a trave e, no rebote, Flávio apenas empurrou para fazer o segundo. Na sequência, o Leão fez mais um: Sander cruzou rasteiro da linha de fundo e Cristiano, sozinho na área, completou para aumentar..
Nos acréscimos, o Vera Cruz em rara investida diminuiu com Braga, com Braga em finalização da entrada da área. Mas já não dava tempo para mais nada. Três a um para o Leão, que se recupera no Estadual após derrota para o Retrô.
E agora
Com o resultado, o Rubro-negro pulou para a liderança do Estadual, com seis pontos (possui um jogo a mais0, enquanto o time de Vitória de Santo Antão é sétimo, com um. Na sequência da temporada, o Leão vira a chave e recebe o Sousa, nesta terça, pelo Nordestão. Já o Vera Cruz enfrenta o Náutico, nesta quinta.