A temporada 2022 ainda está no início, mas o futebol brasileiro já conhece os seus primeiros rebaixados no ano. Eles vêm dos Estaduais de Ceará e do Distrito Federal.
No Cearense, as duas vagas da queda já foram resolvidas. Além disso, os dois rebaixados já se enfrentaram para cumprir tabela nesta quarta. E isso resultou em uma história goleada por 9×2 para o Atlético-CE (foto) sobre o Crato.
Com esse resultado, na penúltima rodada da 1ª fase, o Atlético chegou a 10 pontos em 13 jogos. O Crato, por sua vez, tem cinco. Primeiro time fora do Z2, o Icasa tem 15 pontos e não pode mais ser alcançado pela dupla.
O fato curioso é que o insucesso do Atlético vem logo depois da maior glória da história do clube. No ano passado, o clube conseguiu o acesso na última Série D e vai jogar a Terceira Divisão do Brasileirão neste ano.
Rebaixamento no DF
Para além do Ceará, o Campeonato Brasiliense também conhece um rebaixado. Com apenas dois pontos ganhos em oito jogos, o Luziânia não estará na elite no próximo ano. Isso porque a primeira fase do Candangão só tem mais uma rodada e o clube, lanterna, está a sete pontos do primeiro fora do Z2: o Santa Maria. Então, não tem mais como se salvar da queda.
Dono do pior ataque e da pior defesa do campeonato, o time, assim como a dupla cearense, ainda tem um jogo para cumprir tabela antes de se despedir dos Estaduais. Mas a diferença nesse rebaixamento é a história, uma vez que o Luziânia é bicampeão brasiliense, tendo levantado as taças de 2014 e 2016.