Campeonatos estaduais já tiveram grandes times com jejuns; confira
A disputa pelo título nos campeonatos estaduais no Brasil costuma ser bem reduzida. Geralmente, é limitada a 4, 3, ou até 2 times. A tendência é de equilíbrio. Mas quando um time desse fica muito tempo sem conquistas, ele entra em jejum. E alguns duram muitos anos.
Há times que já ficaram, em um ou mais de um momento de sua história, uma década sem levantar a taça do Estadual. E tem equipe que enfrentou uma seca ainda maior. A partir de agora, vamos descobrir quais os maiores jejuns dos grandes times do país. Quando eles começaram, como e quando terminaram.
O maior jejum do Brasil nos campeonatos estaduais: o drama do Corinthians que durou 23 anos
Foram 23 anos sem um título estadual. O jejum do Corinthians é o maior entre os principais clubes do país. O Timão foi campeão em 1954 e depois disso só voltou a levantar a taça em 1977.
O mais curioso e surpreendente por trás desse jejum histórico do Corinthians é que o clube não diminuiu de tamanho nesse período. Pelo contrário. Mesmo sem ser campeão estadual há mais de duas décadas, o time alvinegro viu sua torcida ficar ainda maior.
O título que encerrou o jejum nos campeonatos estaduais foi conquistado em uma final contra a Ponte Preta. E a terceira e última partida da decisão (cada time havia vencido um jogo) foi assistida por mais de 86 mil pessoas no Morumbi.
O Corinthians jogava pelo empate para ficar com o título. E o jogo era muito equilibrado. Mas o gol de Basílio, marcado aos 36 minutos do segundo tempo, garantiu a quebra do jejum. Por isso, é considerado um dos mais importantes da história do clube.
Para o Botafogo, a espera durou 21 anos
A década de 1960 foi importante para o Botafogo no Campeonato Carioca. A equipe alvinegra levantou a taça em 1961, 1962, 1967 e 1968. Mas depois disso o clube entrou em um período de jejum que se transformou no maior da história.
De 1968 a 1989, quando o time voltou a ser campeão do Campeonato Carioca, passaram 21 anos. Um jejum incômodo e histórico, que só fica atrás do período de seca do Corinthians.
Santos encerrou seca de títulos antes de Pelé
A estreia de Pelé no time profissional aconteceu no dia 7 de setembro de 1956. Com o Rei do Futebol, o Peixe ganhou 10 títulos em 14 anos. Um ano antes, em 1955, o Santos encerrou um jejum de 20 anos sem título no Campeonato Paulista.
Antes de 1955, o Santos havia sido campeão estadual em 1935. Era apenas o segundo título do Peixe no Paulistão (o primeiro foi em 1935).
Palmeiras seguiu sina do rival Corinthians
Hoje em dia, a fase do Palmeiras é excelente. Não só dentro do estado de São Paulo. Mas no Campeonato Paulista, o Porco já viveu um momento de muita dificuldade. A equipe enfrentou um período de 17 anos sem levantar a taça do Estadual.
Curiosamente, o jejum do Palmeiras começou quase logo depois de o Corinthians sair da fila. Se o Timão voltou a ser campeão após 23 anos em 1977, o Alviverde levantou a taça em 1976 e só voltou a ser campeão em 1993.
No Rio Grande do Sul, maior seca foi a do Grêmio
Segundo maior campeão gaúcho e atual pentacampeão, o Grêmio é o time que amargou o maior jejum de títulos do Campeonato Gaúcho. Foram 14 anos do Estadual de 1932 até o disputado em 1946.
O maior jejum do rival Internacional durou sete anos, entre 1962 e 1968. Curiosamente, o Colorado precisa ser campeão este ano se não quiser igualar o maior período sem ser campeão estadual.
O Internacional foi campeão gaúcho pela última vez em 2016. Desde então, o Novo Hamburgo foi campeão uma vez (1917) e o Grêmio outras cinco vezes (de 1918 a 1922).