Em jogo com homenagens à Papa Bouba Diop, herói do futebol de Senegal, os Leões de Teranga vencem confronto direto e se garantem no mata-mata
O sonho continua para os Leões de Teranga. Atuais campeões da África, a Seleção de Senegal enfrentou o Equador em jogo duríssimo e conquistou a vitória por 2 a 1. O resultado garantiu a classificação dos comandados de Aliou Cissé, repetindo o feito da geração de 2002, na qual, o atual técnico era o capitão da equipe.
A primeira etapa começou com muita disputa física e um jogo concentrado pelos lados do campo. Assim, com várias chances de ambos os lados, a rede só balançou aos 43 minutos.
O zagueiro Hincapie derruubou Ismaïla Sarr na área e o árbitro Clemént Turpin, da França, assinalou a penalidade. Na cobrança, Sarr deslocou o goleiro Galindez e colocou os senegaleses à frente do placar.
Para o segundo tempo, o técnico Gustavo Alfaro trouxe uma equipe equatoriana com mais ímpeto ofensivo. Assim, o Equador se fez mais presente no campo de ataque nos minutos iniciais até conseguir o empate, em bola parada na área, com o volante Moisés Caicedo.
Entretanto, dois minutos depois, foi a vez de Senegal voltar à dianteira do placar. Em cobrança de escanteio, a bola resvala na perna de Enner Valencia e se apresenta para o zagueiro Koulibaly completar para as redes. Foi o primeiro gol do destaque e capitão da equipe senegalesa em quase 70 jogos pelos Leões de Teranga. O jogo ainda prestou homenagem a Papa Bouba Diop, primeiro jogador a marcar um gol pelo país em uma Copa do Mundo, que faleceu há exatos dois anos.
Nos minutos finais, a equipe sul-americana ainda tentou partir para o abafa, levantandi bolas nas área, mas a zaga formada por Koulibaly e Diallo esbanjou segurança, evitando chances de gol da Tri. Assim, Senegal conseguiu, mesmo sem Sadio Mané, seu maior jogador, conquistar a segunda vaga no grupo A.
Como fica?
Com o resultado, Senegal assegura a segunda vaga no Grupo A com 6 pontos ganhos. O Equador, por sua vez, fecha sua classificação no terceiro lugar, com quatro. A Holanda fechou a chave na liderança após bater o Catar por 2 a 0.
Assim, Senegal retornará a campo no próximo domingo (4), às 16h, no estádio Al Bayt, para enfrentar o 1º colocado do Grupo B, que atualmente é a Inglaterra.
Os ingleses entram em campo também nesta terça-feira, quando enfrentam o País de Gales pensando em garantir a primeira posição da chave. Também entram em campo pelo Grupo B, Estados Unidos e Irã no mesmo dia e horário. Todas as seleções têm chances de avançar às oitavas.