Jogo teve poucas chances e ficou no 0x0 após a prorrogação
Mais uma história para ficar guardada nesta Copa do Mundo de 2022. Após um 0x0 muito amarrado, a Seleção de Marrocos superou a Espanha nos pênaltis e garantiu a sua 1ª classificação às quartas de final do Mundial. O time é a apenas o 4º africano a alcançar essa fase do Mundial, após Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010).
A classificação veio no brilho do goleiro Bono, que defendeu duas cobranças e viu a outra bola espanhola parar na trave. Assim, a disputa de pênaltis terminou em 3×0.
Marrocos x Espanha
O jogo seguiu a narrativa que todos já esperavam. Controlando a posse de bola, a Espanha tentava propor o jogo, enquanto o time marroquino apostava nas jogadas de velocidade para contra-atacar. Assim, os europeus até conseguiam ter cerca de 70% da posse de bola do jogo, mas os africanos eram os responsáveis pelas melhores chances da partida.
Ainda assim, as chances claras ao longo de todo o jogo foram bem esparsas. De um lado, os espanhóis trocavam bola no campo de ataque, mas não conseguiam encontrar brechar no organizado sistema defensivo marroquino. Do outro, os leões também sofriam na hora de atacar, sem conseguir superar a última linha espanhola, jogando em linha baixa.
Essa toada durou a partida inteira. Ao longo dos 90 minutos, foram apenas dois chutes certos – um de cada lado. E as boas chegadas ao último terço também não eram das mais frequentes em um jogo de muito estudo, mas pouca construção efetiva. E isso não mudou na prorrogação, quando veio a melhor chance do jogo.
Aos 13 do 1º tempo extra, Cheddira recebeu a bola por trás da defesa espanhola e tentou o chute no cantinho, mas Unai Simón esticou a perna e evitou o tento marroquino. E a cara do jogo só mudou nos cinco minutos finais, com um jogo mais aberto e perigoso para os dois lados. Mas já era tarde. O 0x0 seguiu até o fim e a decisão foi para os pênaltis.
Na marca da cal, Sabiri e Ziyech converteram os dois primeiros para Marrocos, enquanto Sarabia parou na trave e Bono defendeu a cobrança de Soler. Na 3ª sequência, os goleiros brilharam, com Unai Simón e Bono defendendo as cobranças de Benoun e Busquets. Assim, a vaga foi decretada com um gol de Hakimi.
E agora?
Com essa vitória nos pênaltis, a Espanha avança às quartas de final e segue em busca do título. O próximo jogo acontece às 12h do sábado, contra o vencedor de Suíça e Portugal, que se enfrentam logo mais, às 16h, no último jogo da fase de oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. Esses jogos acontecem na chave oposta à do Brasil.
Com essa vitória nos pênaltis, a seleção do Marrocos avança às quartas de final e segue em busca da inédita vaga africana na semifinal. O próximo jogo acontece às 12h do sábado, contra o vencedor de Suíça e Portugal, que se enfrentam logo mais, às 16h, no último jogo da fase de oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. Esses jogos acontecem na chave oposta à do Brasil.
Que festa! 🇲🇦👏 pic.twitter.com/imUw8jl42B
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 6, 2022