Luis Rubiales beijou Jenni Hermoso após final da Copa do Mundo
Em meio à expectativa de um anúncio de demissão nesta sexta-feira (25), o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, fez uma declaração negando que renunciaria. Ele afirmou que o beijo na atacante Jenni Hermoso após a final da Copa do Mundo Feminina foi consensual, ao contrário do que vem afirmando a própria jogadora.
Por respeto a los valores del deporte.
Por respeto al fútbol femenino.
Por respeto a la mujer. Y a los hombres que luchan junto a ellas.POR RESPETO AL FÚTBOL.
¡BASTA YA!
Es el momento de cambiar esto para siempre.
— Liga F (@LigaF_oficial) August 25, 2023
A declaração do presidente da Federação Espanhola
Com a grande repercussão negativa do beijo, Luis Rubiales vem sendo alvo de críticas, pedindo a sua saída da Federação Espanhola. Ele, porém, disse que esses pedidos eram desmedidos. “Disseram que o melhor era renunciar. Tem que haver um motivo para te tirarem de um lugar. Um selinho consentido vai me tirar daqui? Quem me conhece sabe que iremos até o fim. Espero que a lei seja cumprida”.
Assim, Luis Rubiales afirmou que seguirá na Federação Espanhola, na qual tem mandato até o próximo ano. Segundo o mandatário, ele pediu o beijo a Hermoso durante a comemoração no campo e a jogadora teria entendido o pedido e encarado como uma anedota. Ele tratou o beijo como “espontâneo, mútuo e eufórico”.
O cartola também afirmou estar sofrendo um “assassinato social”, criticando a atacante um processo montado no país para acusá-lo. Essas falas foram aplaudidas por vários outros homens na plateia, o que gerou muita repercussão negativa nas redes sociais. Além disso, as declarações repercutiram mal como um todo.
Jogadoras, torcedoras e entidades do futebol feminino e masculino, dentro e fora da Espanha, se posicionaram com críticas à postura e às falas do cartola, além da Federação Espanhola. Um grupo de atuais e antigas jogadoras da Seleção Espanhola também deve publicar uma nota conjunta sobre o caso.
Entenda o caso
No último domingo (20), a Seleção Espanhola venceu a Inglaterra e se tornou campeã da Copa do Mundo Feminina. Mas no pós-jogo, durante a distribuição das medalhas, Rubiales deu um beijo em Hermoso – cena que foi transmitida em cadeia internacional.
Já no vestiário, a jogadora disse que não tinha gostado da atitude e a situação escalonou a partir daí. Assim, autoridades judiciais e esportivas da Espanha, além da própria Fifa, iniciaram investigações sobre o cartola. Várias jogadoras também vêm se posicionando em defesa da companheira de equipe.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje