Seleção dos Países Baixos fez 2×0 sobre o time do país-sede do Mundial
A Copa do Mundo de 2022 terminou para os donos de casa. Nesta terça-feira, a Holanda não teve uma grande exibição técnica, mas também não sofreu nenhum risco e conseguiu aplicar 2×0 no Catar. Assim, os Países Baixos garantiram a liderança do Grupo A.
Holanda x Catar
A Holanda teve total controle do jogo do início ao fim. Em uma partida de poucos riscos, os europeus não se preocuparam em acelerar o jogo, mas, mesmo sem grande intensidade, conseguia ditar o ritmo ofensivo dentro de campo. Assim, o gol não demoraria a sair. Aos 25, Gakpo (foto) chegou à artilharia do Mundial, com seu 3º gol no torneio. O jovem recebeu pela esquerda, tabelou e bateu da entrada da área para abrir o placar.
Depois do gol, a Holanda desacelerou ainda mais a partida. E o Catar não conseguia fazer nada frente ao domínio neerlandês em campo. Mas o time ainda conseguiu ter algum lampejo no fim do 1º tempo. Ficou por ali. Isso porque, logo aos 3 do 2º tempo, veio o novo gol dos Países Baixos. Em uma subida mais rápida pela ala, Memphis Depay desvia para o gol, Barsham espalmou, mas viu De Jong aparecer na 2ª trave para empurrar para o gol.
E com o resultado encaminhado, não restava muito no jogo. A Holanda adotou um jogo de administração do placar, enquanto o Catar não tinha forças para reagir. Assim, as melhores chances foram europeias: ambas com Berghuis. Aos 22, ele até balançou as redes, mas o lance foi anulado, e aos 46, a bola parou no travessão.
O grupo
Com essa vitória, a Holanda fechou sua participação na 1ª fase com sete pontos somados. Junto aos neerlandeses, a outra seleção classificada é a de Senegal, que venceu o Equador em jogo simultâneo. Os africanos somaram seis pontos, enquanto os sul-americanos pararam com cinco e o Catar saiu zerado.
Agora, os Países Baixos voltam a campo neste sábado, enfrentando o 2º colocado do Grupo B na fase de oitavas de final da Copa do Mundo. No momento, a posição é ocupada pelo Irã. O jogo de Senegal será no dia seguinte, contra o líder do B, posto que está sendo ocupado pela Inglaterra.