Croatas passaram em 2º no seu grupo, atrás de Marrocos
Uma das grande seleções se despediu nesta quinta-feira da Copa do Mundo. No confronto entre a última vice e a última 3ª colocada, o 0x0 garantiu a classificação da Croácia e a eliminação da Bélgica ainda na fase de grupos. Assim, o time do leste europeu segue para a disputa do mata-mata.
Croácia x Bélgica
Com dois times pressionados por um bom resultado, Croácia e Bélgica foram para cima. E a necessidade de um resultado só aumentou depois que o Marrocos abriu 2×0 sobre o Canadá no jogo simultâneo. Apenas um dos dois europeus poderia levar a vaga.
E a história do jogo poderia ter mudado aos 14, mas o pênalti marcado para a Croácia aconteceu em posição irregular e acabou anulado. O lance, inclusive, foi no detalhe. Lovren participou da jogada do pênalti, mas estava um pouco à frente da linha da defesa. Literalmente, um impedimento milimétrico.
Mas daí em diante, o jogo se amornou e a Bélgica, pouco conseguia fazer para reverter seu cenário de eliminação. Depois do intervalo, a Croácia voltou pressionando, mas os Diables Rouges conseguiram reagir e tiveram as melhores chances da 2ª etapa.
Mas Lukaku abusou de perder chances. Aos 14, o chute explodiu na trave e passou rente ao gol aberto. Aos 16, ele recebeu o cruzamento de De Bruyne e cabeceou por cima do gol aberto. Na reta final, o centroavante recebeu três bolas pequena área, mas não aproveitou nenhuma para finalizar. Assim, a Croácia conseguiu segurar a pressão e garantir o 0x0 para seguir na briga no Mundial.
O grupo
A partida valeu a 2ª colocação do Grupo F. Isso porque, em jogo simultâneo, Marrocos segurou a forte pressão do Canadá e garantiu a vitória por 2×1. Assim, o time africano foi a sete pontos e garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo na 1ª colocação da chave.
Então, a Croácia fechou o top-2, com cinco pontos, apenas um à frente da Bélgica. Além dos carrascos do Brasil em 2018, o Canadá também se despede nesta fase de grupos, sem pontos somados na sua participação no torneio.
Agora, os croatas voltam a campo às 12h da segunda-feira, enfrentando os líderes do Grupo E, posto hoje ocupado pela Espanha. Marrocos, por sua vez, joga 24h depois, contra o 2º colocado desse grupo – hoje, o Japão.
COMO ESSA BOLA NÃO ENTROU, LUKAKU? 😳 pic.twitter.com/hEugAA1egQ
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 1, 2022