Argentina, Itália, França, África do Sul e Jamaica também podem se despedir nesta terça (2)
A Copa do Mundo Feminina se prepara para um dia de grandes decisões nesta terça-feira (2). Além do Brasil, que precisa vencer o confronto direto com a Jamaica para avançar às oitavas de final, Argentina, Itália, África do Sul e até a França correm riscos. Apenas a classificada Suécia e a eliminada Panamá não encaram grandes decisões nesta manhã.
𝖙𝖚 𝖛𝖊𝖓𝖘…🎵
Amanhã é dia de decisão pro Brasil! 🇧🇷#FIFAWWC— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) August 1, 2023
Os jogos da Copa do Mundo Feminina
O 14º dia de Copa do Mundo Feminina começa às 4h. Os dois jogos que completam o grupo G acontecerão na Nova Zelândia, com Argentina x Suécia em Hamilton, e África do Sul x Itália em Wellington. Às suecas, já classificadas, mesmo uma derrota deve significar a liderança do grupo, já que a diferença de saldo para a Itália é de 10 gols. Assim, a tendência é de confronto com os Estados Unidos na semifinal, já que as atuais bicampeãs passaram em 2º no grupo D.
A vida mais fácil é da Itália, a quem basta uma vitória simples sobre a África do Sul ou, mesmo, um empate sem vitória hermana sobre a Suécia. As sul-americanas e as sul-africanas, por sua vez, precisam vencer e torcer por uma combinação na outra partida. Quem passar em 2º na chave vai fazer as oitavas de final contra a Seleção dos Países Baixos, atual vice-campeã.
No grupo do Brasil
Mas a emoção que vai mexer com o país acontece nos jogos das 7h. Brasil e Jamaica se enfrentam em Melbourne, em um confronto direto por uma das vagas do grupo F. As brasileiras precisam da vitória para se classificar. Caso empatem, as Canarinhas ainda têm uma chance, mas isso depende de uma improvável vitória das eliminadas panamenhas sobre a poderosa França.
Para a Jamaica, o empate garante a vaga, mas essa improvável vitória do Panamá também pode dar a vaga à Jamaica em caso de derrota. Isso, porém, é bem improvável, já que as francesas estão entre as favoritas da Copa do Mundo Feminina. O jogo será em Sydney e as europeias jogam pelo empate para garantir a classificação, que também pode vir com derrota. O líder do grupo enfrenta o vice da chave que tem Colômbia, Alemanha, Marrocos e Coreia do Sul, nesta ordem.
Para ficar de olho
O principal destaque do dia é, claro, o jogo do Brasil. Seleções com muita tradição no futebol de mulheres já ficaram pelo caminho nesta edição da Copa do Mundo Feminina, como foi o caso do Canadá, primeira campeã olímpica a se despedir antes das quartas do Mundial seguinte; e da China, que caiu na fase de grupos pela 1ª vez na história. O Brasil não quer repetir essa história.
Assim, o time de Marta, Ary Borges, Debinha, Tamires, Geyse, Pia Sundhage e companhia chega sob pressão, em um clima de mata-mata antecipado, mas é favorito para conquistar mais um bom resultado sobre as jamaicanas. Do outro lado, as caribenhas foram derrotadas pelas brasileiras na última edição da Copa do Mundo Feminina, mas evoluíram desde então e chegam mais competitivas para esta grande decisão.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje