Torneio terá que acontecer na Ásia ou na Oceania
Com a definição da sede sêxtupla da Copa do Mundo de 2030, o debate já começa a tratar da edição seguinte do Mundial, em 2034. Por causa do revezamento de continentes, o torneio só poderá acontecer na Ásia ou na Oceania e, assim, Arábia Saudita e Austrália já se organizam para receber a copa pela primeira vez.
📷
FIFA Council takes key decisions on FIFA World Cup™ editions in 2030 and 2034: Morocco, Portugal and Spain joint bid is the sole candidate to host FIFA World Cup 2030™
➡️https://t.co/cKJec1tIE4 pic.twitter.com/mwLRerCIlg— FIFA Media (@fifamedia) October 4, 2023
As candidaturas à Copa do Mundo
Como o Mundial de 2026 será na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá) e a edição de 2030 se dividirá entre América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai), Europa (Espanha e Portugal) e África (Marrocos), apenas Ásia e Oceania poderão receber a edição seguinte. De acordo com as regras da Fifa, o Mundial não pode acontecer no mesmo continente em um espaço de três edições.
Assim, países que já declararam interesse recente em receber torneios da Fifa, como Arábia Saudita, Austrália e China já despontam como favoritas. Os sauditas receberão o Mundial de Clubes deste ano, australianos e neozelandeses receberam o último Mundial Feminino, enquanto chineses teriam o novo Mundial de Clubes, em 2021, mas os planos mudaram após a pandemia da Covid-19.
As sedes da Copa do Mundo
Agora, a Federação Australiana já se organiza e estuda uma candidatura para receber o Mundial, como confirmado pelo presidente James Johnson. “Conforme declarado anteriormente, a Football Australia está explorando a possibilidade de se candidatar à Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2029 ou à Copa do Mundo da Fifa 2034”.
Do outro lado, a Federação Saudita já oficializou a candidatura e recebeu apoio oficial da Confederação Asiática (AFC). O presidente da entidade continental, Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, afirmou que “a família do futebol asiático estará unida em apoio à importante iniciativa do Reino da Arábia Saudita”. Os interessados podem enviar candidaturas até o próximo dia 31.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.