Libertadores

As maiores goleadas dos times brasileiros na história da libertadores

Saiba mais sobre as maiores goleadas dos times brasileiros na principal competição da América do Sul Maiores goleadas dos times […]

As maiores goleadas dos times brasileiros na história da libertadores

Foto: Divulgação/Conmebol

Saiba mais sobre as maiores goleadas dos times brasileiros na principal competição da América do Sul

Maiores goleadas dos times brasileiros na história da Libertadores: o Brasil é um dos grandes protagonistas na competição. O país tem uma história vitoriosa na maior competição de clubes do continente.

Além dos títulos, alguns jogos estão eternizados por terem se transformado em goleadas. Neste artigo, vamos conhecer as 6 maiores.

Uma curiosidade é que das 6 maiores goleadas dos times brasileiros 3 foram aplicadas pelo Santos. É o único time que aparece mais de uma vez na lista. Além dele, Flamengo, Corinthians e Palmeiras aplicaram, cada um, uma grande goleada.

LEIA MAIS: Copa Libertadores da América: história, maiores campeões e atuação brasileira no torneio

Santos de Pelé já aplicou um 9×1 entre as maiores goleadas dos times brasileiros

Pelé - Santos - Rei do Futebol
Foto: Divulgação/Site oficial do Santos

A maior goleada aplicada por um clube brasileiro na história da Libertadores tinha que ser do Santos de Pelé. No dia 29 de fevereiro de 1962, o Peixe derrotou o Cerro Porteño, do Paraguai, por 9 x 1. A partida foi válida pela fase de grupos.

O jogo foi disputado na Vila Belmiro, casa do Santos. Coutinho e Pepe marcaram, cada um, três vezes. Pelé fez dois gols e Zito balançou a rede uma vez.

Curiosamente, o Santos havia empatado em 1 x 1 com esse mesmo Cerro Porteño, 4 dias antes.

Aquela era a primeira participação do Santos na Libertadores. E o Peixe estreou com o pé direito, ficando com o título. A taça foi levantada após uma final em 3 jogos contra o Peñarol, do Uruguai.

Após vencer o primeiro jogo, no Uruguai, por 2 x 1 e perder o segundo, na Vila Belmiro, por 3 x 2, o Santos ganhou a grande final em Buenos Aires por 3 x 0.

Santos de Neymar ganhou por 8 x 0

A segunda maior goleada de um time brasileiro na Libertadores também pertence ao Santos. Não o de Pelé, mas o de Neymar e Ganso. No dia 10 de maio de 2012, o Peixe derrotou o Bolívar, da Bolívia, por 8 x 0 na Vila Belmiro.

Foi o confronto de volta das oitavas de final da competição. Na ida, na Bolívia, o Santos perdeu por 2×1. No duelo de volta, o Alvinegro foi avassalador.

Com 28 minutos de jogo, o placar já apontava 3 a 0 para o Santos. Neymar, Ganso e Elano marcaram, cada um, duas vezes. Alan Kardec e Borges completaram a goleada.

Mas diferente do Santos de 1962, o de 2012 não conseguiu o título. O Peixe foi eliminado na semifinal pelo Corinthians. E foi justamente o Timão que levantou a taça, vencendo o Boca Juniors na decisão.

Palmeiras e Santos: 2 vezes 7×0

No terceiro escalão das maiores goleadas dos times brasileiros na Libertadores estão duas vitórias por 7 a 0. Uma delas foi aplicada pelo Palmeiras e a outra pelo Santos.

No dia 4 de abril de 1995, o Palmeiras derrotou o El Nacional, do Equador, no Palestra Itália, pela fase de grupos. Rivaldo, Edmundo e Válber marcaram duas vezes. O outro gol foi de Paulo Isidoro.

A verdade é que, naquele ano, o Palmeiras tinha um dos maiores elencos da história do clube. Não por acaso, o Alviverde foi campeão da Libertadores, batendo na final o Deportivo Cali, da Colômbia.

O 7×0 a favor do Santos aconteceu no dia 1º de abril de 2008, na Vila Belmiro. O jogo foi contra o San José, da Bolívia, pela fase de grupos. O jogador colombiano Molina marcou 4 vezes e foi o grande nome da partida.

Kléber Pereira, Domingos e o atleta equatoriano Michael Jackson fizeram os outros gols. Colocando o jogo, assim, entre maiores goleadas dos times brasileiros.

Na Libertadores de 2008, o Santos terminou a fase de grupos em 2º lugar no seu grupo e nas oitavas de final eliminou o Cúcuta Deportivo, da Colômbia.

Entretanto, o Peixe foi eliminado nas quartas de final pelo América, do México. E o campeão daquela edição da Libertadores foi a LDU, do Equador, vencendo a final contra o Fluminense.

Um 8×2 para o Flamengo e outro para o Corinthians

Maiores goleadas dos times brasileiros: a década de 1990 teve dois grandes resultados Libertadores. Duas delas pelo placar de 8×2. Um a favor do Flamengo e outro a favor do Corinthians.

No dia 7 de abril de 1993, o Flamengo goleou o Minervén, da Venezuela, e somou à lista maiores goleadas dos times brasileiros.

O jogo foi disputado no Maracanã, válido pelas oitavas de final. Wilson Gottardo (duas vezes), Marcelinho, Nélio, Gaúcho,  Djalminha, Marquinhos e Nilson marcaram pelo Flamengo – o outro gol foi contra.

O problema do Flamengo é que ele encontrou nas quartas de final o São Paulo, que vivia grande fase. E o Tricolor paulista eliminou o Rubro-negro carioca. O São Paulo acabou sendo o campeão, vencendo na final o Universidad Católica, do Chile.

Menos de seis anos depois, no dia 10 de março de 1999, foi a vez do Corinthians aplicar um 8×2 e adicionar mais um jogo entre maiores goleadas dos times brasileiros.

O adversário foi o Cerro Porteño, do Paraguai, o mesmo que em 1962 levou 9×1 do Santos. Na vitória do Corinthians, a partida era da fase de grupos e foi disputada no Pacaembu.

Fernando Baiano foi o grande artilheiro daquela noite. Ao marcar cinco vezes, ele garantiu, sozinho, uma goleada a favor do Timão. Edilson, Silvinho e Índio também balançaram a rede.

Mas o desfecho da participação do Corinthians naquela Libertadores não traz boas lembranças para a torcida. O time enfrentou justamente o Palmeiras nas oitavas de final.

E o maior rival dos alvinegros acabou eliminando o Timão. Na final, o Palmeiras enfrentou o Deportivo Cali, da Colômbia, e ficou com o título.

 

COMPARTILHE

Bombando em Libertadores

1

Libertadores

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo

2

Libertadores

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa goleia e avança às quartas

3

Libertadores

Ainda com 100% de aproveitamento, brasileiras dominam semifinal da Libertadores Feminina

4

Libertadores

Nino tem lesão no joelho e é dúvida no Fluminense para final da Libertadores

5

Libertadores

Libertadores Feminina tem quartas de final definidas, com três brasileiros na disputa