Libertadores

Copa Libertadores da América: história, maiores campeões e atuação brasileira no torneio

Descubra as curiosidades da Copa Libertadores da América, principal competição do continente A Copa Libertadores da América é a principal […]

Copa Libertadores da América história, maiores campeões e atuação brasileira no torneio descubra as curiosidades da Copa Libertadores da América

Foto: Divugalção/Conmebol

Descubra as curiosidades da Copa Libertadores da América, principal competição do continente

A Copa Libertadores da América é a principal competição de clubes da América do Sul. O torneio ganhou ainda mais importância nas últimas três décadas e serve como parâmetro para medir o tamanho do time dentro do continente.

Para entender a história da Copa Libertadores, é preciso voltar até a década de 1930, quando os campeões da Argentina e do Uruguai disputavam a Copa Rio de La Plata. Para muita gente, essa competição motivou a criação de uma competição continental entre clubes.

Em 1948, o clube chileno Colo-Colo organizou o Campeonato Sul-Americano de Campeões. O torneio foi disputado pelos campeões nacionais de cada país do continente. E o campeão foi o Vasco, após empate em 0 a 0 com o River Plate, que terminou em 2º.

Na prática, o Campeonato Sul-Americano de Campeões foi a primeira grande competição entre clubes no continente. Na época, teve o peso de uma competição continental. Mas faltava a chancela oficial da Conmebol, que veio 12 anos depois.

Libertadores, uma história de 63 anos

No dia 5 de março de 1959, durante o 30º Congresso Ordinário da Conmebol, em Buenos Aires, foi anunciada a criação da Copa dos Campeões da América. Sim, esse era o nome da competição que, pouco tempo depois, seria chamada de Copa Libertadores da América.

A primeira edição da Copa dos Campeões foi realizada em 1960. Participaram sete clubes, todos campeões nacionais. O único representante brasileiro foi o Bahia, que havia sido campeão da Taça Brasil de 1959.

Os outros times participantes foram San Lorenzo (Argentina), Universidad (Chile), Peñarol (Uruguai), Jorge Wilstermann (Bolívia), Millonarios (Colômbia) e Olimpia (Paraguai). O Peñarol foi o primeiro campeão da história e voltou a levantar a taça em 1961.

Em 1965, a competição mudou de nome e passou a ser chamada de Copa Libertadores da América. Em 2017, oficialmente o nome mudou de novo, passando a ser chamado de Conmebol Libertadores da América.

Clubes argentinos dominam top 5 dos maiores campeões

Dos 5 maiores campeões da história da Copa Libertadores da América, 4 são argentinos. E o clube que completa o top 5 não é brasileiro, mas sim uruguaio.

Nenhum clube ganhou tantas vezes a Libertadores quanto o Independiente, da Argentina. A equipe tem 7 títulos, conquistados em 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. O clube também é o único que foi campeão quatro vezes seguidas.

Curiosamente, o Independiente nunca perdeu uma final. Sim, a equipe argentina só foi à final nos anos em que levantou a taça. Por outro lado, já são 39 anos sem um título, o que ameaça sua hegemonia na competição.

O Boca Juniors, também da Argentina, é o segundo maior campeão, com 6 títulos (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007). Como também foi vice-campeão 5 vezes, o Boca é o time que mais vezes disputou a final da competição.

Primeiro campeão da Libertadores, o Peñarol, do Uruguai, é o terceiro da lista, com 5 títulos (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987). A equipe foi vice-campeã outras 5 vezes. Assim, com 10 finais na história, só perde para o Boca Juniors (11).

Fechando o top 5 dos maiores campeões estão mais dois times argentinos: River Plate e Estudiantes levantaram a taça, cada um, 4 vezes.

Brasileiros crescem e vão em busca da hegemonia na Copa Libertadores da América

Copa Libertadores da América: história, maiores campeões e atuação brasileira no torneio: descubra as curiosidades da Copa Libertadores da América
Foto: Divulgação/Conmebol

Os primeiros anos da Copa Libertadores da América tiveram domínio dos clubes argentinos e uruguaios. O Brasil chegou a ficar bem atrás dos dois países em número de títulos, mas reagiu nos últimos anos e já ameaça a hegemonia argentina.

Somando as conquistas de todos os clubes, a Argentina tem 25 títulos da Copa Libertadores da América, enquanto o Brasil já aparece com 22 taças. O Uruguai é o terceiro, com 8 títulos.

O primeiro título brasileiro foi conquistado pelo Santos de Pelé, em 1962, que foi bicampeão em 1963. Depois disso, o país viveu um período de ostracismo na competição, sendo um coadjuvante de luxo até 1976 quando o Cruzeiro ganhou seu primeiro título.

Os clubes brasileiros passaram a ter papel de protagonismo na Libertadores apenas a partir da década de 1980, embora que ainda num tamanho menor do que os argentinos. Mas recentemente os brasileiros passaram a dominar completamente a competição.

Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, os brasileiros foram campeões da Copa Libertadores quatro: Flamengo em 2019 e 2022, Palmeiras em 2020 e 2021. Nos últimos três anos, as finais foram entre clubes brasileiros.

A lista dos clubes brasileiros com mais títulos da Copa Libertadores da América é grande. Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio levantaram a taça, cada um, 3 vezes. Cruzeiro e Internacional ganharam, cada um, 2 títulos. Corinthians e Vasco foram campeões uma vez.

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.

COMPARTILHE

Bombando em Libertadores

1

Libertadores

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo

2

Libertadores

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa goleia e avança às quartas

3

Libertadores

Ainda com 100% de aproveitamento, brasileiras dominam semifinal da Libertadores Feminina

4

Libertadores

Nino tem lesão no joelho e é dúvida no Fluminense para final da Libertadores

5

Libertadores

Libertadores Feminina tem quartas de final definidas, com três brasileiros na disputa