Saiba mais sobre as maiores goleadas dos times brasileiros na principal competição da América do Sul
Maiores goleadas dos times brasileiros na história da Libertadores: o Brasil é um dos grandes protagonistas na competição. O país tem uma história vitoriosa na maior competição de clubes do continente.
Além dos títulos, alguns jogos estão eternizados por terem se transformado em goleadas. Neste artigo, vamos conhecer as 6 maiores.
Uma curiosidade é que das 6 maiores goleadas dos times brasileiros 3 foram aplicadas pelo Santos. É o único time que aparece mais de uma vez na lista. Além dele, Flamengo, Corinthians e Palmeiras aplicaram, cada um, uma grande goleada.
LEIA MAIS: Copa Libertadores da América: história, maiores campeões e atuação brasileira no torneio
Santos de Pelé já aplicou um 9×1 entre as maiores goleadas dos times brasileiros
A maior goleada aplicada por um clube brasileiro na história da Libertadores tinha que ser do Santos de Pelé. No dia 29 de fevereiro de 1962, o Peixe derrotou o Cerro Porteño, do Paraguai, por 9 x 1. A partida foi válida pela fase de grupos.
O jogo foi disputado na Vila Belmiro, casa do Santos. Coutinho e Pepe marcaram, cada um, três vezes. Pelé fez dois gols e Zito balançou a rede uma vez.
Curiosamente, o Santos havia empatado em 1 x 1 com esse mesmo Cerro Porteño, 4 dias antes.
Aquela era a primeira participação do Santos na Libertadores. E o Peixe estreou com o pé direito, ficando com o título. A taça foi levantada após uma final em 3 jogos contra o Peñarol, do Uruguai.
Após vencer o primeiro jogo, no Uruguai, por 2 x 1 e perder o segundo, na Vila Belmiro, por 3 x 2, o Santos ganhou a grande final em Buenos Aires por 3 x 0.
Santos de Neymar ganhou por 8 x 0
A segunda maior goleada de um time brasileiro na Libertadores também pertence ao Santos. Não o de Pelé, mas o de Neymar e Ganso. No dia 10 de maio de 2012, o Peixe derrotou o Bolívar, da Bolívia, por 8 x 0 na Vila Belmiro.
Foi o confronto de volta das oitavas de final da competição. Na ida, na Bolívia, o Santos perdeu por 2×1. No duelo de volta, o Alvinegro foi avassalador.
Com 28 minutos de jogo, o placar já apontava 3 a 0 para o Santos. Neymar, Ganso e Elano marcaram, cada um, duas vezes. Alan Kardec e Borges completaram a goleada.
Mas diferente do Santos de 1962, o de 2012 não conseguiu o título. O Peixe foi eliminado na semifinal pelo Corinthians. E foi justamente o Timão que levantou a taça, vencendo o Boca Juniors na decisão.
Palmeiras e Santos: 2 vezes 7×0
No terceiro escalão das maiores goleadas dos times brasileiros na Libertadores estão duas vitórias por 7 a 0. Uma delas foi aplicada pelo Palmeiras e a outra pelo Santos.
No dia 4 de abril de 1995, o Palmeiras derrotou o El Nacional, do Equador, no Palestra Itália, pela fase de grupos. Rivaldo, Edmundo e Válber marcaram duas vezes. O outro gol foi de Paulo Isidoro.
A verdade é que, naquele ano, o Palmeiras tinha um dos maiores elencos da história do clube. Não por acaso, o Alviverde foi campeão da Libertadores, batendo na final o Deportivo Cali, da Colômbia.
O 7×0 a favor do Santos aconteceu no dia 1º de abril de 2008, na Vila Belmiro. O jogo foi contra o San José, da Bolívia, pela fase de grupos. O jogador colombiano Molina marcou 4 vezes e foi o grande nome da partida.
Kléber Pereira, Domingos e o atleta equatoriano Michael Jackson fizeram os outros gols. Colocando o jogo, assim, entre maiores goleadas dos times brasileiros.
Na Libertadores de 2008, o Santos terminou a fase de grupos em 2º lugar no seu grupo e nas oitavas de final eliminou o Cúcuta Deportivo, da Colômbia.
Entretanto, o Peixe foi eliminado nas quartas de final pelo América, do México. E o campeão daquela edição da Libertadores foi a LDU, do Equador, vencendo a final contra o Fluminense.
Um 8×2 para o Flamengo e outro para o Corinthians
Maiores goleadas dos times brasileiros: a década de 1990 teve dois grandes resultados Libertadores. Duas delas pelo placar de 8×2. Um a favor do Flamengo e outro a favor do Corinthians.
No dia 7 de abril de 1993, o Flamengo goleou o Minervén, da Venezuela, e somou à lista maiores goleadas dos times brasileiros.
O jogo foi disputado no Maracanã, válido pelas oitavas de final. Wilson Gottardo (duas vezes), Marcelinho, Nélio, Gaúcho, Djalminha, Marquinhos e Nilson marcaram pelo Flamengo – o outro gol foi contra.
O problema do Flamengo é que ele encontrou nas quartas de final o São Paulo, que vivia grande fase. E o Tricolor paulista eliminou o Rubro-negro carioca. O São Paulo acabou sendo o campeão, vencendo na final o Universidad Católica, do Chile.
Menos de seis anos depois, no dia 10 de março de 1999, foi a vez do Corinthians aplicar um 8×2 e adicionar mais um jogo entre maiores goleadas dos times brasileiros.
O adversário foi o Cerro Porteño, do Paraguai, o mesmo que em 1962 levou 9×1 do Santos. Na vitória do Corinthians, a partida era da fase de grupos e foi disputada no Pacaembu.
Fernando Baiano foi o grande artilheiro daquela noite. Ao marcar cinco vezes, ele garantiu, sozinho, uma goleada a favor do Timão. Edilson, Silvinho e Índio também balançaram a rede.
Mas o desfecho da participação do Corinthians naquela Libertadores não traz boas lembranças para a torcida. O time enfrentou justamente o Palmeiras nas oitavas de final.
E o maior rival dos alvinegros acabou eliminando o Timão. Na final, o Palmeiras enfrentou o Deportivo Cali, da Colômbia, e ficou com o título.