Copa do Mundo

Com Brasil e mais 3 na briga, sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 será definida no próximo ano

Fifa confirmou todas as candidaturas a país-sede O Brasil está confirmado na briga para ser o país-sede da Copa 2027. O Mundial Feminino […]

Sede da Copa 2027: Taça da Copa do Mundo de Futebol Feminino em exposição no Rio de Janeiro

Thais Magalhaes/CBF

Fifa confirmou todas as candidaturas a país-sede

Brasil está confirmado na briga para ser o país-sede da Copa 2027. O Mundial Feminino acontece neste ano em Austrália e Nova Zelândia e a sede da próxima edição será definida em maio de 2024, com África do Sul; a candidatura conjunta de EUA e México; e a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda concorrendo com o Brasil.

Sede da Copa 2027

O Brasil confirmou sua candidatura ainda no início de março, com várias sinalizações da ministra do esporte, Ana Moser, e do presidente Lula (PT) desde então. Agora, nesta segunda-feira (24), a Fifa confirmou a lista de todas as candidaturas oficializadas para ser sede a Copa 2027.

Agora, as 4 candidaturas vão à votação pública entre os 211 países membros da entidade no Congresso da Fifa, marcado para o dia 17 de maio de 2024. Mas, antes disso, a Fifa já iniciou os envios do Termo de Licitação aos países que querem ser sede da Copa 2027. O documento traça princípios fundamentais do processo licitatório a serem cumpridos pelas candidaturas, e deve ser assinado até 19 de maio.

Neste ano, o torneio acontece em mais de um país pela 1ª vez na história, com a divisão de mando entre Austrália e Nova Zelândia. Mas 2 das candidaturas apresentadas pela Fifa também apresentam países dividindo o torneio. Coincidentemente, ambas representariam o retorno do Mundial, já que os Estados Unidos foram sede em 1999 e 2003, enquanto a Alemanha recebeu as disputas em 2011.

Do outro lado, as candidatura de Brasil e África do Sul defendem algo inédito. A Copa do Mundo de Futebol Feminino nunca foi disputada em um país da África ou da América do Sul. Mas não são as primeiras candidaturas desses continentes, que já tentaram sediar em 2023 (Colômbia), 2015 (Zimbábue), 2003 (Brasil), 1999 (Chile), por exemplo.

A candidatura brasileira

Secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura comemorou essas candidaturas confirmadas para ser país-sede da Copa 2027. Na visão da secretária, essas confirmações retratam uma valorização do futebol feminino, até pelo fato de serem candidaturas de 4 federações diferentes.

“Estamos entusiasmados com as manifestações de interesse recebidas, até porque vêm de associações-membro com uma forte tradição futebolística que representam quatro confederações, confirmando assim a popularidade consistente do futebol feminino em todo o mundo”.

Mas antes de qualquer definição sobre a sede da Copa 2027, o foco da Fifa é na realização da Copa do Mundo de 2023. Entre 20 de julho e 20 de agosto acontece a 9ª edição do Mundial, que será a 1ª com 32 times. Os grupos já foram sorteados e o Brasil estreia no dia 24, contra o Panamá.

Sede da Copa 2027: Pôster da Copa do Mundo Feminina e pôsteres das cidades sede expostos na Austrália
Copa do Mundo 2023 acontece na Austrália e na Nova Zelândia, mas sede da Copa 2027 só será definida no próximo ano – Divulgação/Fifa

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Copa do Mundo

1

Copa do Mundo

Arábia Saudita e Austrália planejam candidaturas à Copa do Mundo de 2034

2

Copa do Mundo

Após 1ª data Fifa das Eliminatórias, Brasil e Argentina são as únicas seleções com 100%

3

Copa do Mundo

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 começam nesta quinta-feira

4

Copa do Mundo

Espanha anuncia Montse Tomé como nova treinadora da Seleção Feminina

5

Copa do Mundo

Treinador Jorge Vilda é demitido da Seleção Espanhola Feminina