Maranhense unifica títulos do Mundial e da SLS
O Brasil está de novo no lugar mais alto do pódio no skate. Na manhã deste domingo, Rayssa Leal fez história mais uma vez e, aos 15 anos, se tornou campeã no Campeonato Mundial de Skate Street. Essa é a segunda grande conquista da jovem maranhense em três meses, já que ela ganhou a SLS, principal liga do esporte, no último dia 6 de novembro.
Rayssa Leal é campeã
Na pista de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, Rayssa largou com uma boa volta, garantindo 83,32 pontos. Mas isso deixou a brasileira apenas em quatro lugar, atrás de Nishiya, Covell e Akama após as duas tentativas. Com isso, Rayssa Leal precisou das manobras para virar o jogo.
Na primeira tentativa, ela fez 85,04 pontos, mas caiu na segunda manobra. Na terceira tentativa, ela fez 87,22 pontos, conseguindo a melhor pontuação do dia. Com essa marca, ela assumiu a liderança e não saiu mesmo com as quedas nas duas últimas tentativas.
Assim, ela somou 255,58 pontos para garantir o ouro. O pódio foi completo pela australiana Chloe Covell, com 253,51 pontos, e pela japonesa Momiji Nishiya, com 253,30.
Rayssa Leal é FORA DE SÉRIE!
🛹🥇🧚♀️🎥 @Olympics pic.twitter.com/OhZbIQ9gn0
— Time Brasil (@timebrasil) February 5, 2023
Rayssa Leal chegou para a disputa da final após um fim de semana de superação. Na quinta-feira, a brasileira sofreu uma queda e machucou o pulso. Ela precisou ir ao hospital e virou dúvida para a sequência do campeonato. No dia seguinte, ela teve cuidado nas manobras, mas garantiu a classificação em 15º lugar.
No sábado, Rayssa voltou a competir com o punho imobilizado, mas dessa vez já fez aquilo que nos habituamos a ver. Já em alto nível, a jovem garantiu a vaga na final com a segunda colocação geral, a menos de 0,7 pontos da líder, a japonesa Rizu Akama, que terminou no quarto lugar neste domingo.
Quinta: Rayssa Leal sofre queda e machuca o braço 🤕
Domingo: Rayssa Leal é campeã mundial com proteção no braço 🥇😍
🎥 @Olympics pic.twitter.com/Ai4MhdE284
— Time Brasil (@timebrasil) February 5, 2023
O Brasil no Mundial de Skate
Além de Rayssa Leal, o Brasil teve mais duas finalistas na disputa feminina do Mundial de Skate. Com 221,45 pontos, Gabi Mazetto foi bem e fechou a disputa na sexta colocação, enquanto Pâmela Rosa teve dificuldades nas voltas e nas manobras, fazendo apenas 126,52 pontos, terminando em oitava.
Com isso, as três somam pontos importantes para a corrida olímpica, que tem o Campeonato Mundial como um dos poucos torneios que valem pontuação para o ranking. Campeã, Rayssa Leal soma 80 mil pontos nessa lista para as vagas em Paris-2024.