Bombando

Pelé no dicionário: Rei do Futebol vira adjetivo após campanha

Campanha contou com mais de 125 mil assinaturas e inclui o nome do Rei do Futebol no dicionário Após semanas […]

Pelé no dicionário: Rei do Futebol vira adjetivo após campanha - Pelé com as taças do tricampeonato da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira

Ricardo Stuckert/CBF

Campanha contou com mais de 125 mil assinaturas e inclui o nome do Rei do Futebol no dicionário

Após semanas de campanha e mais de 125 mil assinaturas, Pelé no dicionário deu certo. Se tornou um verbete no dicionário Michaelis. O Rei do Futebol aparecerá na nova versão do dicionário como um adjetivo.

A campanha “Pelé no Dicionário” queria eternizar o apelido de Edson Arantes do Nascimento dentro da língua portuguesa.

Para isso, o nome Pelé passaria a ser um adjetivo para algo extraordinário. O sinônimo para alguém que é o melhor no que faz e é referência para os demais. Algo ou alguém único, com características brilhantes e que se sobrepõem.

Pelé no Dicionário: Confira a definição dada ao nome do Rei do Futebol

“pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único.

Exemplos: Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina”.

A morte de Pelé

A campanha Pelé no dicionário acontece como mais uma forma de homenagear o maior de todos os tempos do futebol. Aos 82 anos, o craque perdeu a luta contra o câncer, que o vitimou no dia 29 de dezembro de 2022.

A partida do Rei Pelé consternou todo o mundo. Não só o futebol, mas em diversos âmbitos globais, Pelé foi reverenciado e saudado após a sua morte. O corpo do craque foi velado na Vila Belmiro, onde ele se eternizou, e foi enterrado no dia 3 de janeiro deste ano.

Ao todo, mais de 200 mil pessoas passaram pelo estádio onde Pelé mais desfilou sua genialidade para dar um último adeus. Pelé se eternizou com títulos, recordes, jogadas geniais, golaços e muito mais que fazem valer o título de maior jogador do planeta.

Inclusive, em dezembro, o Rei do Futebol foi homenageado pela Fifa na cerimônia do prêmio The Best, dados aos melhores da temporada. Um vídeo foi exibido contando a história do Rei do Futebol e suas incontáveis contribuições ao esporte.

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.

cena histórica de pelé comemorando gol, com o braço erguido no ar e sendo levantado por Jairzinho
Pelé no dicionário foi uma campanha de homenagem ao Rei do Futebol. Foto: Divulgação
COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer