Bombando

Final da Concachampions é definida e terá novo confronto México x EUA

Club León e LAFC buscarão título inédito no próximo dia 4 Uma das vagas no Mundial de Clubes já está […]

Final da Concachampions: Fidel Ambriz, do Club León, comemora gol contra o Tigres na semifinal da Liga dos Campeões da Concacaf

Divulgação/Club León

Club León e LAFC buscarão título inédito no próximo dia 4

Uma das vagas no Mundial de Clubes já está perto de ser definida. Nesta quarta-feira (3), o Club León garantiu sua vaga na final da Concachampions, e fará mais um duelo México versus Estados Unidos na grande decisão so futebol na América do Norte. Seu rival será o Los Angeles FC (LAFC).

Final da Concachampions

Como já vem sendo desde 2018, a Liga dos Campeões da Concacaf acontece inteiramente no mata-mata. No caminho até a final da Concachampions, o León eliminou Tauro (Panamá), Violette (Haiti) e garantiu a vaga na decisão ao tirar o Tigres (México). O time até perdeu a ida por 2 x 1, mas venceu a volta por 3 x 1 nesta quarta.

Um dia antes, o LAFC tinha garantido a sua classificação à final da Concachampions, também em um confronto nacional. No jogo de ida, o time empatou em 1 x 1 com o Philadelphia Union, vencendo a volta por 3 x 0. Antes, o caminho do time de Los Angeles já tinha passado por Alajuelense (Costa Rica) e Vancouver Whitecaps (Canadá).

Esta é a 1ª vez que o Club León é finalista do torneio. O time até foi vice-campeão em 1993, mas naquele ano, a decisão do torneio foi disputada em quadrangular, sem uma final propriamente dita. O LAFC também tem um vice, perdendo a final de 2020 para o Tigres.

EUA x México

Agora, teremos o 8º confronto entre Liga MX e MLS na final da Concachampions. Desde 1996, quando o campeonato estadunidense foi criado, já foram 7 confrontos diretos, com ampla vantagem mexicana: 3 vitórias sobre times dos EUA da MLS, 2 vitórias sobre times do Canadá da MLS e 2 derrotas para times dos EUA.

O último campeonato, inclusive, foi definido assim, com o Seattle Sounders vencendo o Pumas e quebrando o jejum de títulos estadunidenses, que já se estendia desde 2000, quando o Los Angeles Galaxy venceu o Olimpia (Honduras) na final. Os EUA têm apenas 3 títulos no torneio, atrás de Costa Rica (6) e México (36).

Os mexicanos viviam grande sequência antes dessa derrota para os Sounders no ano passado. Até então, o país tinha conseguido as últimas 16 taças da Liga dos Campeões, com Monterrey (5), Pachuca (4), América (3), Atlante, Cruz Azul, Chivas Guadalajara e Tigres (1). A sequência começou em 2006, após 2 títulos seguidos de equipes da Costa Rica.

Além do título, a vitória na Concachampions vale classificações importantes para o clube campeão. O time estará no novo Mundial de Clubes, que acontece em 2024; no novo torneio final four em parceria com a Conmebol; e no Mundial de Clubes deste ano, o último com o modelo de 7 clubes.

Final da Concachampions: Kwadwo Opoku, do Los Angeles FC, na semifinal da Liga dos Campeoes da Concacaf, contra o Philadelfia Union
Los Angeles FC está na final da Concachampions pela 2ª vez – Divulgação/LAFC

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer