Novo torneio ainda não tem nome definido
Uma nova competição de clubes entra no calendário sul-americano a partir de 2024. Ainda sem nome definido, o novo torneio em ‘final four” terá quatro equipes em semifinal e final, a partir de uma parceria técnica entre Conmebol e Concacaf.
O Final Four
Mesmo sem nome definido, o novo torneio foi definido no anúncio conjunto das confederações como um “final four”. Ou seja as quatro equipes classificadas entram na fase de semifinal, em jogo único, com os vencedores indo à final e os perdedores jogando a decisão de 3º lugar – também em jogo único.
Segundo o anúncio, os dois melhores clubes da Conmebol e os dois melhores da Concacaf participarão do novo torneio. Mas ainda não há informação sobre os critérios de classificação ou, mesmo, sobre datas e local de disputa do torneio.
O anúncio garantiu que as vagas serão distribuídas por torneios que já existam, mas sem definir se serão, por exemplo, os finalistas da Libertadores e da Concachampions ou os campeões desses torneios, da Copa Sul-Americana e da Liga da Concacaf.
Conmebol and Concacaf have signed a strategic collaboration agreement to strengthen and develop football in both regions.
→ 2024 CONMEBOL Copa America
→ 2024 Concacaf W Gold Cup
→ New club competitionMore info 🔗 https://t.co/9q6iMhcj7p pic.twitter.com/CqQ41adHYw
— Concacaf (@Concacaf) January 27, 2023
A parceria Conmebol/Concacaf
Apesar de ser a única novidade anunciada pelas confederações da América do Norte e da América do Sul no que tange a futebol de clubes, esta não é a única novidade anunciada pela parceria das entidades nesta sexta-feira.
Entre as seleções masculinas, a próxima edição da Copa América será disputada nos Estados Unidos, com a presença de seis seleções da Concacaf. Ao mesmo tempo, no futebol feminino, a Copa Ouro terá quatro seleções sul-americanas na disputa, incluindo o Brasil. As duas disputas acontecerão em 2024, mesmo ano do início do novo final four.