Piloto é o atual campeão da Fórmula 2
Uma das grandes promessas do mundo do automobilismo, o piloto brasileiro Felipe Drugovich fará teste na Fórmula E pela equipe Maserati, estreante na categoria de elétricos. O teste de novatos da F-E acontece no próximo dia 24, em Berlim, capital alemã e palco de uma rodada dupla da categoria nos 2 dias anteriores.
Drugovich fará teste na Fórmula E
A informação de que Felipe Drugovich fará teste na Fórmula E foi antecipada pelo portal britânico The Race. Ele é um dos vários pilotos que nunca participou da F-E e terá uma oportunidade de mostrar sua velocidade em um dos carros da categoria daqui a 2 semanas.
A publicação também revelou outros nomes que estarão guiando os elétricos mais rápidos do mundo: o russo Daniil Kvyat, ex-Toro Rosso e Red Bull, o britânico Will Stevens, ex-Caterham e Marussia, o sul-coreano Jack Aitken, que pilotou a Williams em 1 corrida da Fórmula 1, e o russo-israelita Robert Shwartzman, piloto reserva da Ferrari.
Stevens e Shwartzman farão os testes com carros da DS Penske. Kvyat estará na NIO 333, equipe do brasileiro Sérgio Sette Câmara. Aitken, por sua vez, vai pilotar uma Envision. A oportunidade de testar na categoria é uma oportunidade para todos mostrarem seu desempenho nos carros.
Outors nomes confirmados são Zane Maloney, Linus Lundqvist, David Beckmann, Yifei Ye, Victor Martins, Luca Ghiotto, Jonny Edgar, Luke Browning e Charlie Eastwood, recebendo oportunidades por diferentes equipes da Fórmula E.
Assim, a confirmação de que Drugovich fará teste na Fórmula E pode abrir as portas da vategoria para o brasileiro na próxima temporada, caso ele não consiga vaga no grid da F1. Hoje, ele é piloto de testes e desenvolvimento da Aston Martin (e também reserva da McLaren) e já revelou que pretende seguir correndo por alguma categoria.
A F-E, inclusive, já foi destino de campeão da Fórmula 2 que não achou espaço na categoria principal. É o caso de Nyck de Vries. O holandês venceu a categoria de base em 2019 e pilotou os elétricos entre 2020 e 2022, vencendo a categoria na sua 2ª temporada. Neste ano, ele recebeu espaço na Fórmula 1 e é piloto da equipe Alpha Tauri.
Sending it at Silverstone. 👊@FelipeDrugovich has been lapping it up in the AMR21, getting more valuable #F1 mileage under his belt.#DrugoXPerience pic.twitter.com/nOToD5F9mw
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) April 12, 2023
Felipe Drugovich
Agora que Felipe Drugovich fará teste na Fórmula E, o brasileiro ganhará experiência em mais uma categoria. Campeão da MRF Challenge Formula e da Euroformula Open Championship em 2018, o brasileiro estreou na Fórmula 3 em 2019, ganhando espaço na F2 já no ano seguinte.
Ao todo, foram 3 temporadas na categoria, conseguindo destaque com 3 vitórias já na temporada de estreia. Mas o brilho veio em 2022, quando o paranaense dominou a temporada e garantiu o título com antecedência, levando 5 vitórias e 11 pódios. Os bons desempenhos chamaram a atenção da Aston Martin, que contratou o brasileiro como 1º nome de sua academia de pilotos.
Nesta semana, ele participou de testes privados da equipe Aston Martin, pilotando o carro de Fórmula 1 do time britânico em Silverstone, na Inglaterra. Drugovich, inclusive, esteve perto de estrear na categoria principal neste ano, substituindo Lance Stroll, mas o piloto canadense se recuperou a tempo das fraturas nos punhos e pôde participar do GP do Bahrein.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje