EUA empatou com Portugal e correu risco de eliminação
A Copa do Mundo Feminina de 2023 viveu uma manhã de muitas emoções nesta terça-feira (1º). Em campo, duas goleadas em jogos de sete gols, com vitórias de Países Baixos e Inglaterra; outra partida com três gols anulados, na vitória da Dinamarca; e uma zebra, com os EUA, atual bicampeão, ficando no 0 x 0 com a estreante Portugal e quase sendo eliminada.
Tem que respeitar as campeãs da Europa!#CHN 1 x 6 #ENG #FIFAWWC
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) August 1, 2023
O grupo E da Copa do Mundo
A madrugada começou com uma goleada das atuais vice-campeãs do mundo. As neerlandesas aplicaram 7 x 0 sobre o Vietnã e garantiram o 1º lugar dos Países Baixos na sua chave. As asiáticas, por sua vez, foram eliminadas de sua 1ª copa com três derrotas e nenhum gol marcado. Os gols holandeses foram de Martens, Snoeijs, Brugts (2), Roord (2) e Van de Dork.
Em jogo simultâneo, mais um confronto entre finalista e estreante, mas os Estados Unidos não conseguiram repetir o domínio das europeias. Em campo, a seleção estadunidense não poderia perder e viu Portugal colocar uma bola na trave. Qualquer gol ibérico poderia representar a eliminação das atuais bicampeãs ainda na fase de grupos, mas o jogo não foi além do 0 x 0, com as americanas passando em 2º no grupo.
Agora, as classificadas esperam a definição do grupo G, que hoje tem a Suécia já classificada e a Itália ocupando a 2ª colocação. Argentina e África do Sul ainda sonham com a classificação, algo que será definida às 7h desta quarta-feira (2). O líder do grupo joga contra os EUA, enquanto o 2º time enfenta os Países Baixos, em jogos marcados para o domingo (6).
O grupo D da Copa do Mundo
Horas depois, foi a vez de mais dois jogos para completar a rodada. No grupo D, a Inglaterra finalmente desencantou e apresentou o futebol que coloca as britânicas entre as principais favoritas na Copa do Mundo Feminina. Contra a China, vice-campeã em 1999, total controle europeu e goleada por 6 x 1, com gols de Russo, Hemp, James (2), Kelly e Daly. Wang Shuang, de pênalti, fez o único gol das chinesas, eliminadas na 1ª fase pela 1ª vez.
Ao mesmo tempo, em Perth, a Dinamarca enfrentava o Haiti, que chegou eliminado após duas derrotas por 1 x 0 em seus primeiros jogos na história da Copa do Mundo. E o jogo de despedida das caribenhas terminou em 2 x 0 para as europeias, com gols de Harder – o 3º gol de pênalti contra o Haiti no Mundial – e de Troelsgaard, já aos 55 do 2º tempo. Isso entre outros três gols dinamarqueses anulados.
Com as vitórias, Inglaterra e Dinamarca garantiram suas vagas nas oitavas de final. As inglesas voltam a campo na segunda-feira (7), enfrentando a Nigéria. A Dinamarca, por sua vez, joga contra as donas da casa, em jogo contra a Austrália, que foi líder do grupo B, seguida justamente pelas africanas.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje