Canadá é 1ª campeã olímpica a não chegar às quartas da Copa seguinte
A história está feita na Copa do Mundo Feminina. Donas de casa, as australianas não tomaram conhecimento das canadenses, aplicaram 4 x 0 e eliminaram as norte-americanas. Com isso, o Canadá se torna a 1ª seleção atual campeã olímpica a não chegar às quartas da edição seguinte do Mundial, já que as vagas do grupo para as oitavas ficaram para Austrália e Nigéria.
As Matildas nunca desistem!#CAN 0 x 3 #AUS ao vivo em: https://t.co/Bxx8nVqBZY #FIFAWWC pic.twitter.com/7wZmYhZI5u
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) July 31, 2023
A Austrália elimina o Canadá
Em campo, o jogo entre Austrália e Canadá valia muito. Afinal, quem perdesse seria eliminada se a Irlanda não vencesse a Nigéria – o que não aconteceu. Assim, o clima era de pressão em Melbourne, com uma eliminação iminente para uma das favoritas, fossem as poderosas campeãs olímpicas, fossem as poderosas mandantes.
Mas o Canadá não conseguiu encontrar seu jogo, sendo completamente anulada pela Austrália, que não sentiu a pressão e conseguiu abrir o placar logo aos 8, com Raso. As Matildas seguiram na pressão e balançaram as redes de novo aos 33, com Fowler, mas o gol foi anulado. Mas logo aos 39, Raso fez o 2 x 0.
No 2º tempo, Fowler se redimiu do gol impedido e ampliou o placar. No fim, o último gol veio de pênalti, com Catley convertendo e fechando o placar aos 48. Assim, a Austrália se recupera da derrota para a Nigéria e termina o grupo com 6 pontos, um a mais que as africanas. Com apenas 4, o Canadá está eliminado, assim como a Irlanda, com apenas um.
Nigéria x Irlanda
A outra classificada foi confirmada em jogo simultâneo, em Brisbane. A Nigéria jogava pelo empate, enquanto a Irlanda já chegou eliminada, após derrotas para Austrália e Canadá. Para as africanas, que chegaram às quartas em 1999 e às oitavas em 2019, era a chance de mais uma campanha de mata-mata, algo ainda pontual para o futebol feminino africano.
Em campo, as irlandesas até conseguiram ter um maior controle da posse de bola, mas tiveram mais dificuldades para furar a defesa nigeriana, além de sofrer muita pressão nas jogadas de velocidade das africanas. Assim, a Nigéria passou conseguiu levar mais perigo, mas não convenceu nas finalizações e saiu empatada com as europeias.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje