Saiba quem são as principais artilheiras da Copa do Mundo Feminina
Artilheiras da Copa do Mundo Feminina: de 20 de julho a 20 de agosto, os olhos estarão voltados para a principal competição de futebol de mulheres. O torneio, que este ano vai ser disputada na Austrália e na Nova Zelândia, já reuniu na sua história grandes artilheiras. Vamos descobrir agora quais foram as 7 maiores delas.
Embora o Brasil nunca tenha levantado a taça do Mundial, está representado entre as artilheiras da Copa do Mundo Feminina. Aliás, muito bem representado. Das 7 principais goleadoras, duas são brasileiras.
Rainha Marta é a principal artilheira da Copa do Mundo
Tinha que ser Marta. Nenhuma outra jogadora marcou tantos gols na Copa do Mundo Feminina quanto a atacante brasileira. A maior jogadora da história do futebol balançou as redes 17 vezes. Ela tem 5 participações na competição (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019).
Os gols foram marcados em 20 partidas. Ou seja, ela fez 0,85 gol por jogo. A média é a 2ª maior entre as 7 principais artilheiras. Mais um grande feito da Rainha Marta.
Infelizmente para o Brasil e para os fãs do futebol, Marta corre o risco de não estar presente nesta edição da Copa do Mundo Feminina. A atacante sofreu uma lesão no joelho no início do ano e inicialmente foi cortada.
Mas nas últimas semanas a CBF se dedicou para tentar recuperar Marta em tempo para ela poder jogar a Copa do Mundo. Se ela realmente vai jogar, não sabemos. Muito menos em que condições ela poderia entrar em campo.
Segundo lugar tem empate duplo: Birgit e Abby
Duas jogadoras dividem o posto de vice-artilheiras na história da Copa do Mundo Feminina:
A alemã Birgit Prinz e a norte-americana Abby Wambach. Cada uma das duas marcou 14 vezes. E como as duas não jogam mais futebol, o posto de Marta não está ameaçado por elas.
Embora o número de gols seja o mesmo, o feito de Abby é maior. Porque ela disputou quatro edições da Copa do Mundo (2003, 2007, 2011 e 2015).
Enquanto que Birgit esteve presente em cinco campeonatos (1995, 1999, 2003, 2007 e 2011). Mas as duas estão entre as artilheiras da Copa do Mundo Feminina.
Michelle Akers, a primeira grande artilheira mundial
O nome da norte-americana Michelle Akers está para sempre marcado na história entre maiores as artilheiras da Copa do Mundo Feminina. Apesar de ser apenas a 4ª maior artilheira, ela foi a primeira grande goleadora da história da competição.
Michelle Akers participou da primeira edição da Copa do Mundo, em 1991. Também esteve presente nas Copas de 1995 e 1999. A jogadora tem a incrível marca de 12 gols marcados em 13 jogos. Ou seja, a média de 0,92 gol por jogo é maior do que a de Marta.
Com 11 gols cada, três atletas fecham o top 7 das maiores artilheiras da Copa do Mundo Feminina
A lista do top 7 das maiores artilheiras da Copa do Mundo Feminina termina com 3 jogadoras empatadas em 5º lugar. No caso, cada uma marcou 11 vezes.
Uma dessas jogadoras é brasileira: a atacante Cristiane. A atleta disputou as edições de 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019 do torneio. As outras duas jogadoras são de países diferentes: a chinesa Sun Wen e a alemã Bettina Wiegmann.
Dessas 3, Cristiane tem uma participação a mais na Copa do Mundo. Enquanto ela esteve presente em 5 edições, as outras duas jogaram cada uma 4 vezes no torneio. Entretanto, o número de partidas disputadas é quase igual. Cristiane tem 21 jogos, contra 20 de Sun Wen e 22 de Bettina Wiegmann.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje